ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 08
ARAYS – SANDUICHE DE CARNE MOÍDA NO PÃO PITA – VERSÃO VEG COM BERINJELA DEFUMADA ACOMPANHA MOLHO DE IOGURTE (RAITA) MOLHO TAHINE
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: os arays – sanduíches de carne moída no pão pita e versão vegetariana com berinjela defumada acompanhadas de molho de iogurte (raita) e molho tahine.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Ingredientes
Molho tahine
–1 dente de alho
-1/3 xícara de chá de tahine
-2 colheres de sopa de azeite
suco de limão (2 limões)
-2 colheres de sopa de mel
–sal pimenta
-Água quente (para diluir)
–Páprica picante a gosto
-Molho de iogurte (raita)
-2 potes de iogurte natural integral (drenado antecipadamente)
–hortelã a vonts
-Raspas e suco de 1/2 limão cravo ou do que tiver
-1 pepino ralado grosso sem semente
–cominho em pó moido na hora
–tomate picado sem pele e sem semente
–saL e pimenta a gosto
–Arays de carne
–3 pães sírios daquele fofo e pequeno (10 cm de diâmetro)
–600g de carne moída duas vezes (paleta ou miolo de acém bovina ou qualquer carne que tenha um bom percentual de gordura que é para dar liga)
–1 cebola (roxa de preferência) em cubinhos pequenos
–1/2 xícara de azeite
–pimenta síria a gosto
–Sal a gosto
–salsinha picada a gosto
–páprica defumada a gosto
–noz moscada ralada na hora a gosto
Arays de berinjela
–3 pães sírios daquele fofo e pequeno (10 cm de diâmetro)
–2 berinjelas grandes (queimadas e abafadas para tirar a pele e defumar)
–2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
suco de 1 limão
–3 colheres de azeite de oliva
farinha de rosca (farelo de pão) suficiente para engrossar a massa
–sal e pimenta a gosto
–1 dente de alho ralado
-Salsinha picada
RENDIMENTO: 6 PORÇÕES
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – preparar cada um dos molhos e reservar na geladeira
2 – preparar o recheio de berinjela
Para o recheio vegano, queime a berinjela de todos os lados até torrar a pela na boca do fogão depois abafe num pote com tampa. Dispele e misture com a tahine (pasta de gergelim), o suco de meio limão, o azeite de oliva, sal e pimenta a gosto, 1 dente de alho ralado, salsinha picada e a farinha de rosca (farelo de pão) a gosto
3 – preparar o recheio de carne moída
Numa tigela, coloque a carne moída, a cebola e a salsinha picada. Tempere com o sal, a pimenta síria, a noz moscada, a páprica e a pimenta do reino. Misture bem com as mãos. Reserve.
4 – cortar e rechear os pães
Aqueça rapidamente os pães antes de abrir. Corte os pães quentes em meia lua e depois recheie com as pastas de carne e berinjela.
5 – tostar na chapa
Lambuze os pães de azeite e coloque na grelha com a parte da carne virada para baixo. Deixe dourar. Depois toste cada um dos lados.
6 – Servir e comer
Sirva com os molhos.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato. Alguma história pessoal ligada ao prato.
–O tahine. Falar sobre este ingrediente, muito comum em diversas culinárias de origem árabe. Do que ele é feito? Onde pode ser encontrado? Em que pratos costuma ser usado? Quais as principais características do seu sabor?
–O molho de iogurte, muito usado em culinárias como a grega, armênia e sírio-libanesa. Como ele se equilibra com o prato
–Fala sobre quais melhores tipos de carnes para carne moída. Como as vezes, as pessoas acabam pagando mais por uma carne que não é a ideal para moer. Quais características esta carne deve ter e como ela ajuda no sabor do prato.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.