ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 12
MINGAU CHIC COM MAÇÃS ASSADAS RECHEADAS COM GELEIA DE MORANGO E LOURO E FAROFA DE CASTANHAS
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: mingau chic com maçãs assadas recheadas com geleia de morango e louro e farofa de castanhas.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
Mingau chiquíssimo
–6 gemas de ovos caipiras
–115g de açúcar | (½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa)
–250ml de leite integral
–250ml de creme de leite fresco
–1 fava de baunilha (ou duas colheres de chá de extrato)
–1/4 xícara (chá) de amido de milho | 40g
Maçãs assadas recheadas com geleia de morango e louro
–4 maçãs fuji descascadas e sem o caroço
–60g de açúcar
–4 colheres de sopa de manteiga em ponto de pomada
–1 xícara de chá de vinho branco seco
Geleia
–400g de morangos maduros
–1 folha de louro
–100g de açúcar
–1 limão sicliano
–1 colher de sopa de manteiga
Farofa
–50g de castanha de caju
–50g de castanha do pará
–sal
–1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – Derrete a manteiga na panela sem tostar. Traz os morangos picados em pedaços médios. Não lave os morangos cortados sob pena de lavar também o sabor. Traz o açúcar e o louro e mistura em fogo medio até derreter todo o açucar. Acrescenta o suco de limão siciliano e 1 xícara de água em fogo baixo até o morango vira um purê pedaçudo e perfumado.
2 – Pré aqueça o forno a 200graus e unte uma assadeira com manteiga.
3 – Descasque as maçãs e tire uma fatia da bundinha para que ela fique de pé na assadeira. Tire também uma tampa no topo e cave para retirar o miolo e as sementes. Se tiver um boleador essa é a hora dele brilhar.
3 – Misture a manteiga com o açúcar e recheie a maçã. “Tampe” as maças e leve ao forno com um pouco de água no fundo da assadeira por 40 min até dourar as bichas.
4 – Vamos ao mingau. A ideia aqui é fazer quase um creme anglaise, o famoso creme inglês, só que engrossado com amido de milho como um mingau do amor. Prepare a baunilha. Corte a fava pela metade e raspe com a faca para tirar as sementes (isso vale ouro). Se não tiver a fim de gastar com a fava, que é cara, use a extrato. A essência eu não recomendo pois muito artificial. Aqueça o leite com a baunilha e a casca. Quando começar a levantar fervura, desligue e deixe amornar.
5- Bata as gemas com o açúcar até virar um creme. Junte com o esbranquiçado. Junte o amido e bata mais um pouco.
6 – Junte uma concha do leite morno ao creme de gemas e bata para temperar os ovos e eles não tomarem um choque pesadelo com a temperatura do leite e coagularem. Depois junte o resto do leite temperado.
7 – Mexendo sempre para não criar grumos leve todo mundo de volta ao fogo baixo para engrossar. Nunca pare de mexer até atingir o ponto napê. Para saber se está no ponto, coloque uma colher de pau na mistura e retire, passe o dedo nas costas da colher formando um caminho. Esse caminho deve persistir sem escorrer. Reserve o creme quente.
8 – Triture umas castanhas de caju e do pará com 1 colher de açúcar de confeiteiro e sal.
9 – Retire as maçãs assadas do forno. Recheie cada uma com a geleia de morango.
10 – Sirva num prato fundo com o mingau na base a maçã sobre ele. Finalize com a farofa de castanha de caju com pará.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato. Alguma história pessoal ligada ao prato.
-Preconceito contra o mingau. Por causa da consistência, muita gente associa o mingau a uma comida para crianças ou para velhinhos. Larissa mostra que não, que pode ser o mingau pode ser uma sobremesa deliciosa.
-Sobre a baunilha. A importância de usar o ingrediente natural. As principais características do ingrediente e o que acrescenta no sabor do prato.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.