ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 18
SHEPHERD’S PIE – DE COPA LOMBO MOÍDO
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: shepherd’s pie – de copa lombo moído.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
Eu amo carne moída. Essa é uma das coisas que nunca enjoei de comer desde a infância. Ao contrário: sempre invento uma moda diferente pra fazer com esse grande recurso da cozinha de guerrilha. Desta vez eu fiz uma adaptação de uma receita clássica inglesa, a Shepherd’s Pie.
Também conhecida como Torta Cottage, a Shepherd’s Pie (a torta de pastor) é tradicionalmente uma receita de reaproveitamento. O britânicos aproveitam as sobras festivas de pernil de cordeiro ou outras carnes assadas, reavivam em refogados com temperos e legumes, cobrem com purê de batata e levam ao forno para gratinar. Hoje é mais comum encontrar a Shepherd’s Pie feita com carne moída refogada (como essa que eu fiz) atendendo pelo nome de torta de cottage.
Para nós brasileiros, a Shepherd’s Pie lembra a clássica torta Madalena, ou mesmo o carismático escondidinho. A diferença é que enquanto na receita brasileira a carne aparece entre camadas de purê, no prato britânico o creme de batata entra somente como cobertura do molho de carne bem encorpado. Segundo chefs como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, praticamente toda família inglesa tem sua própria maneira de fazer Shepherd’s Pie.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
Carne Moída
-1 kg de copa lombo suíno moído
-1 colher de sopa e azeite
-1 xícara de chá de cebola picada em cubinhos
-1 xícara de chá de cenoura picada em em cubinhos
-1 xícara de ervilha fresca congelada
-1/2 xícara de chá de salsão picado em em cubinhos
-1 colher de sopa de extrato de tomate
-2 colheres de sopa de molho inglês
-1/2 copo de vinho tinto
-4 xícara(s) de chá de caldo de carne ou frango
-ramo de tomilho fresco
-ramo de alecrim fresco
-1 folha de louro
-1 pau de canela pequeno
-Salsinha picada a gosto
-Sal a gosto
Purê
-1kg de batata inglesa descascadas + 1 pra descascar no ar
-2 gemas de ovo
-Noz moscada
-60g de manteiga
-½ xícara de leite integral
Rendimento: 4 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Carne moída é o rosto à frente da cozinha de guerrilha. Disparado o recurso mais estratégico dos soldados no front forno e fogão. Porque se tem carne moída, tem refeição! Ela vira molho, sopa, almôndega, hambúrguer, quibe, croquete, bolinho, disquinho, charutinho, kafta, polpetone… Recheia lasanha, torta escondidinho, pastel, abobrinha e pimentão.
Diva acessível (já foi mais), aguenta toda sorte de desaforo. Bem ou mal passada, moída uma, duas vezes, congelada, descongelada, recongelada… grelhada, crua, frita, assada e amassada. Não importa. Ela sempre pode te entregar amor e sabor.
Esqueça aquele refogado acinzentado com cara de cansado que você sapeca para o almoço e depois sofre só de ver a tupperware com as sobras abandonada no canto da geladeira.
Para sua carne moída tostar, inverta o refogado. Aqueça uma caçarola com o azeite e frite a carne até dourar bem. Traz os legumes cebola, cenoura e salsão até murchar e dourar.
Acrescente o extrato de tomate, as ervas, a canela e misture bem. Tempere com o molho inglês, o caldo de carne e o vinho. Deixe o molho apurar, sem que fique muito seco. Se secar demais, coloque um pouco de água.
Inclua as ervilhas já com o fogo desligado.
A parte faça o purê espremendo as batatas ainda quentes. Depois tempere com sal, pimenta, manteiga e noz moscada. Junte a gema e misture bem.
Monte a torta colocando a carne em um recipiente refratário (que possa ir ao forno). Sobre ela coloque o purê. para ficar bonito eu usei um saco de confeitar. Vale usar qualquer saquinho virgem. Basta encher de purê, cortar uma das pontinhas e ir decorando com pequenos picos. Leve ao forno alto por 20 minutos até que doure. Sirva imediatamente.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato.
–Sobre a gastronomia inglesa. É mesmo o patinho feio das culinárias europeias? Histórias de viagens e outras receitas que tenham encantado Larissa.
-Normalmente as pessoas pensam em cortes de boi, quando se fala em carne moída. Vantagens da utilização do lombo suíno. O que se altera no sabor da carne de porco, quando moída?
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.