ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 19
ESPAGUETES AOS DOIS MOLHOS: ALHO, ÓLEO E PEPERONCINO
CEBOLA, ANCHOVA E PINOLI
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: espaguetes aos dois molhos: alho, óleo e peperoncino cebola, anchova e pinoli.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
Tem dia na semana que a gente tá só o creme da preguiça de 100 anos com fome de 1000 dias. Por isso, venho com duas receitas bárbaras.
Essas duas receitas vão mudar sua relação com macarrão. Porque elas são o puro creme da simplicidade, mas com aquele tchan que só as manhas da vida são capazes de te proporcionar.
No alho e óleo esquece alho dourado amargurado, a ideia aqui é fazer um creme envolvente que chega a ser adocicado só no amor do pinga e frita. Já o de cebola com anchova é doce e ao mesmo tempo pungente. Eu aprendi essa receita de férias na Itália.
O melhor lugar para se estar de férias. Afinal ela é o macarrão dos países: todo mundo ama e se não ama, tá errado. Porque lá tem aquele clima de férias forever sabe? Vinho antes das 12h? Claro! Pizza todo dia? Li-be–ra–da-ça! Gelatto? É um alimento nutritivo! É óbvio, MUITO MACARRÃO! Pois é, a criação é chinesa, mas o glúten way of life é o que de fato une os italianos. O Risorgimento que lute!
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
-Espaguete
Alho, óleo e peperoncino (Napoli)
-1 cabeça grande de alho
-1 taça de vinho branco seco
-1 pimenta dedo-de-moça
-200g de parmigiano reggiano
-300g de spaghetti grano duro
–salsa fresca
Cebola, anchova e pinoli (Veneto)
-200g de queijo pecorino romano
-6 filés de anchovas de boa qualidade
–cebolete
-300g de massa bavette grano duro
-1 taça de vinho branco seco
–pimenta-do-reino moída na hora
-100g de pinoli
RENDIMENTO: 2 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
ALHO E ÓLEO
O lance é botar o alho picadinho no azeite e quando começar a dourar pingar água e deixar secar. Aí quando tiver começando a dourar de novo, traz mais um pouco de água e seca novamente. Faz isso pelo menos 3 ou 4 vezes dependendo da quantidade de alho.
Sério, o alho vira uma pastinha que depois junto com a água do cozimento rende um molho cremoso e perfumado. Tempera com sal, pimenta vermelha fresca ou peperoncino seco. Salsinha também combina demais. Gosto de finalizar com queijo parmesão ou com molica, farinha de pão no azeite. Pode vir de garfo.
CEBOLA E ANCHOVA
Atenção que tem uns truques nessa receita que fazem toda diferença. Comece picando em cubos umas 2 ou 3 cebolas grandes e coloque numa frigideira fria com um xablau de azeite.
Leve ao fogo baixo e jamais deixe a cebola fritar e dourar. A ideia é obter uma pasta mais translúcida. Logo, quando começar a fritar coloque um pouco de água fria e vá controlando o processo.
Quando tiver quase uma pastinha junte uns 4 filezinhos de anchova amassados (você tem que ir no seu ponto de sal porque a anchova aqui é bem salgada) e reserve.
Cozinhe a massa um ponto a menos (3min menos que indicado na embalagem), escorra e salve parte da água do cozimento.
Leve a massa para frigideira com a cebola e misture. Volte para o fogo, agora alto, e finalize a cocção da massa acrescentando a água do cozimento mexendo com cuidado. Ao mesmo tempo, isso dará mais corpo ao molho.
Finalize com salsa fresca, queijo pecorino e pinoli (ryqueza).
DICAS DA LARISSA:
1 – Macarrão precisa de espaço e MUITA água para cozer: 1 litro para cada 100g de massa E jamais, use menos de 3 litros. Até porque quem faz 100g de macarrão?
2- Salgue a água! A regra de ouro dos italianos é que a água deve ser salgada como o mar. Cerca de 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.
3- Óleo no cozimento não! É lenda. Ele só serve para deixar a massa pesada, untada e dificultar a aderência do molho. A não ser que seja massa fresca recheada, aqui ele evita que elas abram.
4 – Quente, muito quente! A água deve estar fervendo quando você colocar a massa. Mantenha sempre o fogo alto. Massas congeladas devem ir direto do freezer para a água fervente.
5- Não quebre massas. Massa longa é pra comer assim. Se ficar pra fora da panela, vá mexendo na moral que aos poucos ela ficará flexível e caberá.
6 – Calcule a fome: 500g geralmente rende 4 porções dependendo do tipo de molho. Um pesto rende menos que uma bolonhesa.
7 – Use o timer, sempre! No pacote sempre tem o tempo de cozimento de cada tipo de massa, respeite. Escorra imediatamente. Mesmo com o fogo desligado, ela continua cozinhando na água.
8 – JAMAIS lave a massa com água fria. Se você quiser uma massa pra finalizar depois cozinhe 2 minutos a menos do tempo indicado e finalize o cozimento no molho. Vai ficar ainda mais saboroso.
9 – SEMPRE reserve 2 conchas da água do cozimento. É esse truque que vai deixar seu carbonara, pesto, amatriciana, alho e óleo cremoso.
10 – O molho SEMPRE deve estar pronto antes porque a massa não espera. Assim que escorrer já mistura no molho e sirva.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato.
–Histórias das viagens que Larissa fez para um dos seus destinos de férias favoritos: a Itália.
-Sobre o pinoli: o que é o ingrediente; como ele faz diferença no sabor do prato.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.