ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 20
ESTROGONOFE COM BATATA SAUTÉ
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: estrogonofe com batata sauté.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
–Arroz branco
ESTROGONOFE
-1 peça inteira e limpa de filé mignon (pensei em ensinar a porcionar)
-1 colher de sopa de manteiga
-1 cebola grande picada em cubos
-1 colher de sopa de mostarda dijon
-1 colher sopa de catchup
-1 colher de sopa de molho inglês
-1/2 xícara de extrato de tomate
-Pimenta-do-reino a gosto
-Páprica picante e doce a gosto
-Noz moscada a gosto
-500g de cogumelos paris frescos não lavados
-500 ml de creme de leite fresco
-Sal a gosto
-50 ml de conhaque (para flambar se você tem essa moral)
-50g de demi glace (opcional) (santa luzia)
BATATA SAUTÉ
-4 batatas inglesas grandes
-óleo
-manteiga
-cebolete
-sal e pimenta a gosto
RENDIMENTO: 4 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1- Comece pela carne. Eu gosto dela bem macia, por isso, uso pedaços mais gordinhos em vez de tiras MUITO finas. Explica os cortes e reserva. Reserve.
2 – Inicie as batatas, vamos fazer os dois ao mesmo tempo. Corte as batatas e coloque na panela com óleo e manteiga. Tempere com sal e pimenta e deixe arder.
3 – volte para a carne. Deixe a frigideira BEM quente, coloque um fio de azeite e aos poucos vá salteando os pedacinhos de filé. A ideia é só selar e dourar a carne, por isso JAMAIS coloque tudo de uma vez. Vai esfriar a panela e formar uma poça de água que deixará a carne cozida e cinza.
4 – Reserve a carne frita em outro recipiente e tempere com sal, pimenta, páprica e noz moscada.
5 – Monte o molho. Na panela suja da carne, frite as cebolas e o alho na manteiga e tempere com um pouco de pimenta, páprica, sal e noz moscada. e deixe até dourarem. Coloque os cogumelos, flambe. Traga o extrato de tomate e a mostarda. Se tiver, traga caldo de carne. Se não houver, use água e deixe reduzir até que o molho fique bem grosso.
6 – Faça um arroz branco. Porque arroz é sempre um veículo de molhos bárbaros.
7 – A essa altura as batatas já devem estar prontas. Sirva com batatas do seu estilo favorito e arroz branco. Seja feliz.
8 – Agora junte a carne e os cogumelos ao molho. Não despreze os caldinhos pois é neles que mora o sabor. Se tiver Demi glace use. Finalize com o creme de leite.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato. Histórias de infância relacionadas a estrogonofe.
-Receita russa com uma meteórica ascensão na cozinha brasileira, presente em almoços de família e aniversário, o estrogonofe é o mais brasileiro dos pratos estrangeiros?
-Diferenças entre a receita apresentada por Larissa e a forma como o estrogonofe usualmente é feito. Importância dos temperos como páprica e noz moscada. Diferenças entre o uso do cogumelo paris fresco e o do “champignon” da conserva.
-Flambar é um divisor de águas na cozinha. Como ela aprendeu? Como se sentiu quando passou a dominar esta arte?
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.