ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 28
OVO CREMOSO E SEU BONDE (HASH BROWN, TOMATES ASSADOS, LINGUIÇA/SALSICHA, QUEIJO DE COALHO E BLOOD MARY)
DIA DA SEMANA: QUARTA-FEIRA
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: ovo cremoso e seu bonde (hash brown, tomates assados, linguiça/salsicha, queijo de coalho e blood mary).
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa:
Esse ovo mexido é uma receita quase perfeita. Seu único defeito é que vai sujar a panela de maneira dramática. Não tem jeito! Essa receita não precisa de creme de leite, nem leite. A cremosidade aqui vem na base do braço e da técnica. A manteiga e o sal entram só no final pra dar sabor e brilho! Tem que mexer sem parar
Se tiver, use uma panela antiaderente para minimizar a tragédia da grudância . Também ajuda se usar uma espátula firme pra ir mexendo e “limpando” bem o fundo sabe? Eu até dou uma raspada enquanto ainda está quente com uma espátula de bambu. Use uma colher de pau ou espátula de silicone pra não estragar sua panela e comer Teflon achando que é pimenta-do-reino.
Não, eles NÃO ficam crus! Eles ficam cremosos porque cozinhamos lentamente e mexendo. Sem contar que eles ficam no fogo por pelo menos 7min. E se quiser bem-passado pode deixar até 10min. É aí é físico-quimicamente IMPOSSÍVEL um ovo permanecer cru depois de 10min no fogo. Faz que sua vida vai mudar no quesito ovos mexidos. Para acompanhar faremos uma hash browns, que lembram as batatas rosti, mas sem recheio.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
Batatas
–100g de sopa manteiga clarificada
–3 batatas grandes descascadas
–Pitada de pimenta-do-reino moída na hora
–Pitada de pimenta caiena
–sal
Ovos mexidos
–6 ovos caipiras belos
–2 colheres de sopa de manteiga
-Sal e pimenta do reino
–Ceboulete francesa para finalizar
Salsichas e tomates
–2 salsichas
-Sal e pimenta do reino
–300g de tomates em rama
-Azeite
RENDIMENTO: 2 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – Faça a manteiga clarificada. Clarificar a manteiga é simplesmente aquecê-la de forma controlada para retirar a água e as proteínas do leite e obter 100% gordura. Uma vez que a manteiga comum é composta por cerca de 80% de gordura, 15% de água e 5% de proteínas do leite. Essa técnica garante uma manteiga pura, mais resistente ao calor, mais durável e ainda permite o consumo por alérgicos a lactose e caseína.
2 – Aqueça a manteiga lentamente, depois com uma escumadeira retire a espuma branca que sobe para superfície. Quem quiser pode coar em uma gase ou musselina para ficar ainda mais límpida. Reserve.
3 – Rale as batatas no ralo grosso. Rapidamente coloque numa tigela grande com água gelada e lave com delicadeza e escorra. Repita a operação trocando a água sempre gelada. Lave as batatas até que a água saia límpida e transparente. Esse processo é importante para tirar o excesso de amido da batata e ela ficar crocante. Deixe ela coberta de água até a hora de usar.
4 – Faça talhos na pele da salsicha e coloque numa assadeira untada com azeite e leve ao forno. Já os tomates, tempere com sal e pimenta, regue com azeite e leve ao forno também. Quando os tomates estourarem e a salsicha estiver dourada está pronto. Desligue o forno e conserve quente.
5 – Escorra e esprema as batatas num pano de prato para tirar o excesso de água e deixá-las o mais sequinhas possível. Tempere a batata e numa frigideira antiaderente de preferência, coloque a manteiga clarificada e toste as batatas. Você pode fazer batatas crocantes por fora e molhadinhas por dentro, ou 100% crocantes.
6 – Faça o ovo. Na panela fria quebre os ovos um a um. Mexa para romper as gemas, sem bater. Ligue o fogo baixo e comece mexendo. Siga mexendo até o ovo começar a coagular. Antes que chegue no ponto ideal retire do fogo. Acerte o sal e finalize com manteiga e ceboulete.
7 – Retire todo mundo do forno e monte o prato com as batatas, os tomates e os ovos mexidos.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Ovo, um ingrediente comum, que não tem a sua versatilidade aproveitada. Como esta forma de preparar ovo pode proporcionar novos sabores e um novo olhar para esta iguaria?
-Preparo da salsicha para além do cachorro quente. No que o preparo no forno modifica o seu sabor.
-Como os sabores se combinam neste prato e o que faz esta receita ser tão gostosa?
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.