ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 32
PICADINHO DE FILÉ MIGNON SUÍNO COM FAROFA DE MILHO
DIA DA SEMANA:
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: picadinho de filé mignon suíno com farofa de milho.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
Picadinho é amor!
Tão fácil e rápido que vai em prosa mesmo.
Só tempera depois que tostar com sal, cebola, alho, pimenta do reino e talos de salsinha.
Taca-lhe pau nesse carrinho que é pra dourar sem miséria. Sempre lembrando que Millard é nosso pastor e caramelização não nos faltará.
Aí quando pegar no fundo da aquela deglaçada com água quente que e pra soltar o amor.E deixa secar de novo. E deglaça mais uma vez. Desta, com vinho branco, de preferência. Não tem vai de água mesmo.
Depois inclui uns tomates maduros picadinhos e mais um pouco de água quente. Eu tinha uma sobra de passata rústica de tomate e aproveitar engrossar o moi.
Finaliza com salsinha, serve com purê de mandioquinha e zaga!
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
Picadinho
-500g de filé mignon suíno em cubinhos
-3 xícaras de caldo de carne ou frango caseiro
-4 tomates maduros picados sem semente
-1 colher de sopa de extrato de tomate ou passata
-1 cebola grande em cubinhos
-3 dentes de alho ralados
-talos de salsa e coentro picados
-1 folha de louro
-Sal e pimenta a gosto
-Banana frita, farofa, arroz branco e ovo poché (ou frito) para acompanhar
-ovo pochê
Farofa de milho com milho
-300g de milho verde debulhado
-2 latas de farinha de milho torrada (use a medida do milho)
-3 colheres de sopa de manteiga
-1 maço de cebolinha verde
-2 pimentas de cheiro
RENDIMENTO: 4 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Corte o filé mignon suíno em cubos pequenos (na ponta da faca). Doure a carne aos poucos em frigideira bem quente com azeite e sem sal (sal desidrata). Não mexa muito, isso evita que ela solte água e cozinhe, em vez de dourar. Quando a carne dourar bem, tempere com sal e pimenta.
Traga a cebola, o alho e os talos das ervas. Acrescente o caldo aos poucos, só no pinga e frita até que a carne e o refogado ganhem bastante cor. Junte o tomate picado, o restante do caldo e se for o caso um pouco de água e deixe no fogo até engrossar.
Enquanto isso, faça uma farofa de milho. Refogue a pimenta e a parte branca da cebolinha na manteiga e traga o milho verde, quando ele mudar de cor traga a farinha e deixe que ela absorva toda a umidade do milho e da manteiga. Finalize com a cebolinha bem picada.
Pronto! Sirva com arroz branco, banana frita e ovo. Esse último eu fiz poché (técnica tradicional que ensino a fazer depois), mas fale também um zóião frito.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Sobre o picadinho ser tão característico da culinária brasileira? Variações de picadinho que ela conhece? Picadinhos inesquecíveis, que ela provou?
-Comentar a substituição da carne de boi, mais usual, pela carne de porco.
-Sobre a farofa de milho. O que ela traz de diferente no sabor, em relação à farofa tradicional?
-Comentar sobre a combinação clássica dos sabores do picadinho, com arroz branco, farofa, ovo e banana frita?
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.