ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 38
TARTE TATIN DE CHUCHU URBANO MOLHO HOLANDÊS DE PIMENTA DE CHEIRO
DIA DA SEMANA:
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: tarte tatin de chuchu urbano molho holandês de pimenta de cheiro
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
Chuchu
-5 chuchus pretos descascados (verde escuro)
-3 cebolas roxas-2 pimentas de cheiro
-1 pimenta dedo de moça
-Salsa -3 dentes de alho em lâminas -azeite -sal e pimenta do reino
-pimenta caiena
Massa
-300 gramas de farinha de trigo
-1 pitada de sal
-2 ovos
-Creme de leite fresco até dar o ponto (cerca de 200ml)
-1 pitada de açúcar
Molho holandês
-½ xícara de vinagre de vinho branco
-2 xícaras de vinho branco seco
-1 cebola grande bem picadinha
-5 grãos de pimenta do reino -5 gemas de ovo caipira
-250g de manteiga clarificada derretida
-½ piatada de pimenta caiena
RENDIMENTO: 8 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Antes de começar a tarte, faça a redução do molho. Coloque numa caçarola, o vinagre, o vinho, as pimentas em grão e a cebola picada e deixe em fogo alto até ferver. Quando levantar fervura, diminua o fogo e deixe reduzir até restar ⅓ do líquido. Reserve até esfriar.
Faça a massa. Em uma vasilha misture a farinha e os ovos com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Depois acrescente o creme ao poucos até obter uma massa lisa que desgruda da mão. Cerca de 1/2 xícara. Faça uma bola com a massa e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Enquanto a massa descansa, faça o recheio. Na frigideira de ferro fundido toste os chuchus temperados com sal e pimenta e cortados em quartos, tem que retirar o miolo da semente e deixar ele plano para que eles dourem por igual e percam o excesso de água. Reserve. Na mesma panela refogue a cebola com todos os temperos fazendo um refogadão bem temperado.
Retire o refogado da panela e limpe com papel toalha os resíduos. Monte e acomode os chuchus de maneira bela porque quando desenformar essa será a superfície da tarte. Cubra os chuchus com o refogado temperado.
Abra a massa com um rolo e cubra os vegetais protegendo bem as bordas. Leve para assar até dourar a massa. Retire a torta do forno quando a crosta dourar. Espere esfriar pra desenformar.
Enquanto isso, faça o molho holandês. Coloque uma panela com água no fogo. Escolha uma tigela que encaixe na panela sem encostar na água quente. Nesta tigela, coe a redução ácida e junte as gemas (despreze a cebola). Bata até obter uma mistura espumosa com o fuet.
Leve essa mistura ao banho maria em fogo bem baixo e acrescente a manteiga em fio batendo vigorosamente sem parar. A ideia é obter uma mistura aerada, aveludada e cremosa. É como se fosse um zabaione salgado. Tempere com pimenta baniwa.
Sirva com o molho.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Apresentação do prato. O que ela mais destaca no sabor dessa receita.
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Histórias de família/amigos/viagens ligadas a aquela receita
-Sobre o preconceito sofrido pelo chuchu, acusado falsamente de ser um alimento sem graça. Como aproveitar as melhores características desse ingrediente?
-Sobre as diferentes pimentas usadas nessa receita, de cheiro, dedo de moça, do reino, caiena. O que cada uma dá para o sabor do prato?
-História e principais características do molho holandês. Como ele combina o seu sabor com a torta.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.