ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 42
ARROZ DE FEIJÃO COM LINGUIÇA ASSADA
DIA DA SEMANA:
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: arroz de feijão com linguiça assada.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
Eu amo arrozes ricos e temperados. Como eu gosto de legislar em causa própria na cozinha esses arrozes se tornaram uma especialidade da casa. Porque como diria minha mãe: se bem faz, melhor come. Meu lema de vida!
Especificamente esse, o ARROZ DE FEIJÃO, conheci em Lisboa, e me apaixonei.
Aliás, os portugueses amam arrozes caldosos enriquecidos com toda sorte de sabores e texturas.
Hábito que, vim a saber só ano passado, que eles roubaram da África Ocidental. Nigéria, Senegal, Gâmbia, Gana, Togo, Costa do Marfim….
Sem contar o congri cubano! Qualquer semelhança com esse arroz de feijão está bem longe de ser mera coincidência!
Em Portugal o prato é feito com arroz carolino de grão médio ou longo. Esta variedade é excelente para as receitas de arroz caldoso, chamadas em Portugal de “malandrinho”. Entretanto, o arroz carolino, é uma variedade portuguesa, que não é vendida em todos os mercados brasileiros, principalmente fora dos grandes centros urbanos.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Utensílios Necessários:
-staub preta
-frigideira ferro-caçarola -escumadeira -espátula -prato servir
-bowls
-tábua
-mandolina
Ingredientes
Arroz de feijão
-300g de feijão vermelho (feijão encarnado)
-300g de arroz parboilizado
-Azeite
-1 cebola picada
-3 dentes de alho picados
-2 folhas de louro
-1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos
-2 tomates maduros cortado em cubinhos sem semente
-2 colheres de sopa bem cheia de extrato de tomate
-Sal
-Pimenta
-500ml de caldo do cozimento do feijão
-1l de caldo de carne ou frango
-coentro picado
Linguiça assada com vegetais
-1 linguiça de porco artesanal -8 pimentas cambuci
-1 e ½ pimentão vermelho
-Vinho branco
RENDIMENTO: 6 porções
-DICAS DA LARISSA
Feijão Encarnado/ Feijão Vermelho
Nesta receita é utilizado o feijão encarnado/vermelho (em inglês: red beans ou kidney beans) seco ou já cozido. A versão seca é mais barata e versátil, pois você pode adicionar temperos e sal a gosto. Além disso, não contém aditivos.
Nunca mais erre no feijão:
Tempo
Cada tipo de grão tem um tempo de cozimento, principalmente por conta do tamanho. Mas a dica universal cozinhá-los mais rápido é deixar os grãos de molho. Além de hidratar os grãos deixando-os mais macios, o molho ajuda a retirar as toxinas do feijão facilitando a digestão. O tempo do molho pode ser de 6 a 12 horas. Ah, sempre bom lavar bem e desprezar a água do molho.
Cozimento
O feijão pode ou não ser cozido na panela de pressão. A questão é que na pressão você economiza tempo e gás, já que ela cozinha 3 vezes mais rápido que na panela convencional. O feijão na pressão cozinha em 15 minutos para grãos mais íntegros (al dente) e 20 a 25 minutos mais tenros e macios. Mais que isso ele vai desfazer. O feijão que ficou de molho pode cozinhar mais rápido.
Atalho
Para ganhar tempo no molho, coloque o feijão já lavado numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue, tampe e deixe por 1hora. Depois escorra e cozinhe com um a nova água.
Escolhendo
Pra saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos.
Tempero
Evite cozinhar o feijão com sal e temperos frescos como alho e cebola. Principalmente se for congelar. O ideal é temperar apenas com umas folhas de louro para cozinha. Depois de cozido, faça um refogado com alho e sal e aí sim salgue.
Salgou demais?
Se você errou a mão no sal, basta adicionar uma batata ao feijão e cozinhar por alguns minutos ela vai absorver todo os excesso.
Caldo grosso
Para um caldo mais encorpado, durante o refogado amasse alguns grãos. Ele vão liberar o amido e assim engrossar o caldo.
Congele
Entre o molho e o cozimento, fazer feijão exige planejamento. Por isso, quando o fizer faça em grande quantidade, divida em porções menores e congele. Assim você sempre terá feijão na geladeira. Nesse caso é ainda mais importante não temperar, pois quando descongelar e refogar ele vai ficar com sabor de feijão fresquinho.
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Prepare o feijão (demolho). Lave bem os grãos e certifique-se que não tenha pedras. Em uma tigela grande, cubra com água e deixe repousar por 4 horas, fora da geladeira/. Esse feijão encarnado/vermelho rompe com demolho prolongado, acima de 4 horas.
Escorra a água e lave os grãos. Em seguida, coloque-os em uma panela média e cubra com água. Junte 2 folhas de louro, 2 dentes de alho com casca e uma pitada de sal.
Cozinhe o feijão até que os grãos estejam macios, mas inteiros. Se preferir, faça isso na panela de pressão. Mas cuidado! Nesta receita é importante que os grãos de feijão se mantenham inteiros. O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão, da panela, da qualidade e do grau de secagem dos grãos de feijão.
Antes de começar o arroz de feijão, coloque a linguiça no forno. Enrole a linguiça e use um palito grande para mantê-la enrolada. Isso ajuda a assar a linguiça sem ressecar no forno. Na assadeira faça uma cama com rodelas de cebolas grandes e grossas, nacos de pimentão e pimentas cambuci. Coloque o vinho e a mesma quantidade de água. Leve para assar.
Numa panela coloque o azeite e refogue a cebola, o alho, depois traga o pimentão e o louro. Mexa e deixe refogar até começar a dourar. Junte o tomate e deixe refogar até que o tomate comece a desfazer-se.
Depois de tudo bem refogado, junte o arroz e misture muito bem. Tempere com sal e pimenta. Adicione a polpa de tomate e os grãos de feijão.
Depois de tudo bem misturado, junte o caldo de carne e metade do caldo de feijão. Mexa, tape e deixe cozer em fogo médio durante 10 minutos ou até o arroz estar no ponto. Se necessário junte mais caldo. Finalize com o coentro picado.
O arroz de feijão é um arroz caldoso ou malandrinho em Portugal. Sirva quente!
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Histórias de família/amigos/viagens ligadas a aquela receita?
-Sobre a diferença do sabor do arroz de feijão para o arroz com feijão, tão comum por aqui.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.