ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 44
TORTA DE CAMARÃO DA VOVÓ CARMELITA
DIA DA SEMANA:
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: torta de camarão da vovó carmelita.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Utensílios Necessários:
-formas de fundo removível
-staub preta recheio
-rolo
-prato servir
-bowls
-tábua
Ingredientes
Para a massa:
-450g de farinha de trigo
-190 g de manteiga gelada em cubos
-150ml de água gelada (cerca de 3/4 de xícara)
-1 pitada de sal
Para o recheio:
-500g de camarão 7 barbas limpo congelado
-200g de palmito pupunha fresco
-2 tomates maduros em cubos sem semente
-1/2 xícara de ervilha fresca congelada
-1 cebola picada em cubos
-3 dentes alho ralado
-300ml de leite
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-2 colheres (sopa) de manteiga
-ramos de salsinha
-sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
-1 colher de chá de extrato de tomate
-Para a montagem:
-1 ovo
-farinha de trigo para polvilhar a bancada
-talos de coentro
RENDIMENTO: 6 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Numa cumbuca grande coloque a farinha e o sal. Junte a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Acrescente a água gelada e amasse até ficar lisa. Faça um rolo, embale com plástico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora.
Enquanto isso, prepare o recheio. Numa panela tipo caçarola refogue a cebola e os talos de salsinha e coentro na manteiga até murchar. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o alho e deixe refogar mais um pouco, depois traga o palmito e doure. Junte o tomate e mexa mais para integrar. Coloque o extrato e a farinha e misture bem. Acrescente os camarões descongelados e escorridos.
Adicione o leite aos poucos, mexendo bem a cada adição para dissolver os gruminhos de farinha.
Tempere com sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando até engrossar, por cerca de 5 minutos depois que ferver.
Desligue o fogo e misture a salsinha picada e a ervilha fresca congelada, ela vai ajudar a esfriar o recheio. Coloque o recheio em uma cumbuca a parte e deixe amornar. Ele não pode entrar na massa muito quente.
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Separe uma fôrma redonda com fundo removível de cerca de 25 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos – assim fica mais fácil para abrir.
Com uma espátula (ou faca) corte a massa de torta ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo 2 dedos maior que o diâmetro da fôrma.
Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma – com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma.
Abra o restante da massa e corte em tiras. Reserve.
Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com as costas de uma colher.
Cubra o recheio com as tiras fazendo uma treliça simples. Pressione as pontas das tiras e tranças na massa da lateral para selar. Com a faca corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca uma folga entre a massa e o recheio. Dobre e aperte as bordas para fazer o acabamento.
Misture o ovo com uma colher de água e uma leve pitada de sal e água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno até dourar. Deixe esfriar um pouco para desenformar e servir.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Histórias de família/amigos/viagens ligadas a aquela receita? Quem é a vovó Carmelita?
-Sobre a combinação clássica de sabores: camarão, palmito, ervilha, na massa da torta.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.