ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 49
ROSBIFE COM SALADA DE BATATAS MARAVILHOSA E AGRIÃO OU NUM SALTIMBOCA ELEGANTE
DIA DA SEMANA:
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: rosbife com salada de batatas maravilhosa e agrião ou num saltimboca elegante.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
Bora inventar moda e sujar o fogão pq o fim de semana tá aí pra isso.
E rosbife bom é rosbife tostado no bico do fogão até formar a casquinha caramelizada que vai contrastar com o miolo rosado.
Eu tempero só com sal (10g pra cada 1kg) e pimenta-do-reino, mas você pode por o que quiser afinal o rosbife é seu.
Aliás, pra quem andou por aqui pedindo receitas de petiscos pras ceias taí um que é uma que vale o investimento. Além de render muito, pode, ou melhor DEVE, ser feita de véspera e se desdobra em inúmeros pratos.
Ela fica ótimo quente, mas também brilha muito frio, no dia seguinte, em sanduíches maravilhosos, saladas riquíssimas e um saltimbocca elegante.
Combina MUITO com salada de batata e maionese, rúcula, cebola roxa, mostarda amarela ou escura. Para acompanhar, toma essa salada de batata tradicional escola antiga!
-DADOS GERAIS DA RECEITA
tempo de preparo: 40min
porções: 8
nivel: médio
Utensílios necessários:
-caçarola tramontina boa
-frigideira ferro preta tramontina-escumadeira -espátula -prato servir
-bowls
-tábua
-mandolina
Etapas da receita:
1 – cozinha batata
2 – faz rosbife e bota no forno
3 – faz o molho de maionese 4- retira rosbife do forno
5 – cozinha ovo
6 – fatia rosbife
7 – monta e prova
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
ROSBIFE
-1 peça de filé mignon para rosbife limpa (cerca de 800g)
-óleo de girassol
-sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
-1 ramo de alecrim
-2 dentes de alho
-2 colheres de manteiga
SALADA DE BATATA
-4 batatas inglesas grandes
-6 ovos caipiras
-1 cenoura grande fatiada em lâminas na mandolina
-1 cebola roxa fatiada em lâminas finas na mandolina
-sal e pimenta a gosto
-1 ramo de salsa
-3 dentes de alho inteiros
MOLHO DA SALADA
-4 pepinos em conserva (picles) picadinho em cubinhos -1 colher de sopa de alcaparras
-4 filézinhos de anchova
-1/2 maço de salsinha -½ maço de ceboulete -2 dentes de alho inteiros (os que cozinharam com a batata)
-1 limão siciliano (suco e raspas)
-1 xícara de maionese caseira
-½ xícara de creme de leite
-2 colheres de sopa de mostarda dijon -1 pitada de pimenta caiena -pimenta do reino e sal a gosto
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Preaqueça o forno em fogo alto a 220 ºC.
Retire o filé da geladeira pelo menos 30 minutos antes de preparar para que ele chegue à temperatura ambiente. Tempere a carne com sal por todos os lados.
Numa frigideira de fundo grosso ou de ferro, coloque o óleo e deixe aquecer até começar a esfumaçar. Traga a carne e toste de todos os lados por cerca de 15min de forma que obtenha uma crosta escura e caramelizada. Transfira o filé mignon para uma assadeira e leve ao forno por 5 minutos depois deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de cortar e servir. Esse descanso serve para que os sucos se redistribuam deixando a carne mais suculenta.
Bora para a salada de batata. Descasque e corte as batatas em cubos médios. Leve para cozinhar na água com sal,talos de salsinha e dentes de alho inteiros com casca até que fiquem macias, mas ainda firmes. Não deve cozinhar demais.
Os ovos você cozinha em água já fervente. A tática pra evitar que eles estourem é deixá-los em temperatura ambiente. Na panela deixe a água ferver, depois diminua o fogo para parar o agito e coloque os ovos na moral. Conte 5min (no máximo 7min, mais que isso eu não me responsabilizo), dê um banho de água fria para parar o cozimento.
Não precisa cozinhar os ovos por toda eternidade até que eles virem bolas cinzas de rancor. Descasque os ovos ainda quentes com a ajuda de uma colher de mesa.Para isso, basta retirar a casca da ponta do ovo, encaixar a colher entre a casca e o ovo e girar. A casca sairá inteira.
A parte faça o molho. Em recipientes separados tempere a cebola roxa e a cenoura com sal e deixe marinar por alguns minutos. A parte faça uma pasta de anchovas, alcaparras, raspa de limão e suco e os dentes de alhos do cozimento da batata amassados. Misture bem até virar uma pasta aromática.
Numa vasilha coloque a maionese, a mostarda, o creme de leite, a salsinha picada e a pimenta caiena e do reino. Junte também a pasta temperada. Esprema a cenoura e cebola roxa para retirar o excesso de água e traga para a vasilha. Acrescente os picles picadinhos e mexa bem. Por último, acrescente as batatas cozidas e parte dos ovos cozidos picados. Reserve uns 2 ovos e corte em quartos para decorar.
Sirva morna ou leve à geladeira por uns 30 min para que todos façam amizade e resfrie. Salpique salsinha e cebolete e sirva.
Sirva com o rosbife.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Apresentação geral dos sabores do prato.
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Histórias de família/amigos/viagens ligadas a aquela receita?
-Rosbife: quente ou frio? Diferenças no sabor e preferências da Larissa.
-Sobre a contribuição das anchovas no sabor do molho da salada de batatas.
-Como a salada e o rosbife harmonizam o seu sabor.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.