ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 50
BOLINHO DE BACALHAU E DE PUPUNHA COM MOLHO PIU PIU
DIA DA SEMANA:
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: bolinho de bacalhau e de pupunha com molho piu piu.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
Bolinho de bacalhau levíssimo
Trago bolinhos! De bacalhau.
Essa receita mudou minha concepção sobre esse petisco porque é praticamente um suflê frito de tão leve e aerado.
Quem me ensinou foi a minha sogra @katiahelenarodrigues que é uma cozinheira de mão cheia e de ascendência portuguesa.
Como todo bolinho de bacalhau ela leva o peixe desfiado, batata e temperinhos. Mas há alguns segredos que fazem a diferença no resultado final.
-DADOS GERAIS DA RECEITA
tempo de preparo: 40min
porções: 6
nivel: médio
Utensílios necessários:
-caçarola tramontina
-panelinha bonita de inox pra -escumadeira -espátula -liquidificador-mixer
-bowls
-tábua
-mandolina
Etapas da receita:
1 – cozinhar o bacalhau e as batatas
2 – coar e desfiar
3 – tempera a carne
4 – faz o molho
5 – bate clara em neve
6 – frita bolinhos
7 – prova
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
-500g de bacalhau (aparas de espinha e rabo mais carnudas com osso)
-400g de batata cozida
-2 claras em neve
-1 maço de salsa
-1 cebola piquê/cravejada
-1 cebola branca picada em cubos bem pequenos
-pimenta do reino
-1 litro de leite integral
-500ml de creme de leite
-azeite de oliva
-4 dentes de alho
-óleo de girassol para fritar
-raspas de limão
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Cozinhe as aparas do rabo e a espinha de bacalhau no leite com creme de leite com uam cebola piquê (espetada com louro, cravos). Essas partes têm mais colágeno que vai ajudar a dar a liga na bagaça sem precisar de farinha! Além de serem bem mais baratas. Eu sempre falo pra comprar bacalhau em peça ou pelo menos 1/2 peça pq você pode aproveitar TUDO e pagar bem menos no preço do kg.
Normalmente, cozinharia a batata JUNTO com o bacalhau se eu não fosse cozinhar no leite (que será usado no molho). Isso faz com quela a batata já agarre gosto de bacalhau! Mas como vamos precisar do leite, vou cozinhar as batatas a parte.
Cozinhe as batatas em água com sal, alho e salsa até ficarem macias. Escorra e amasse.
Quando o bacalhau estiver cozido, escorra reservando o leite do cozimento coado. Separe e desfie as carnes cuidadosamente para não restar espinhos.
Misture o bacalhau com a batata amassada e tempere com a cebola e a salsa bem picadinhas. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Reserve.
No liquidificador coloque a mistura de leite e creme do cozimento do bacalhau (é importante que seja bem coado). Junte um dente de alho e bata colocando o azeite em fio até obter um creme espesso. Acerte o sal, acrescente as raspas de limão e reserve.
Agora o grande babado: bata as claras em neve e misture gentilmente à massa do bolinho só na hora de fritar. Ela vai deixar o bolinho leve como uma pluma. Faça quenelles com ajuda de colheres e frite em óleo quente por imersão.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Apresentação geral dos sabores do prato.
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Histórias de família/amigos/viagens ligadas a aquela receita?
-Cozinhando com a sogra. Outras histórias de intercâmbio de receitas entre Larissa e a sogra.
-O que faz o bolinho ficar mais leve. Comparação do sabor desse bolinho, com o que normalmente encontramos nos bolinhos de bacalhau de boteco.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.