ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 54
BACALHAU ÀS NATAS
DIA DA SEMANA:
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: bacalhau às natas.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa
-DADOS GERAIS DA RECEITA
tempo de preparo: 40min
porções: 4
nivel: médio
Utensílios necessários:
-frigideira de ferro preta
-assadeira bonita (tipo de lasanha)
-caçarola -escumadeira -espátula -prato servir
-bowls
-tábua
-mandolina
Etapas da receita:
1 – cozinha o bacalhau
2 – faz o bechamel 3 – corta as batatas e tosta
4 – refoga o bacon e as cebolas
5 – monta cobre com a farofa de pão
6 – gratina
7 – prova
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
-600 g de Lascas de bacalhau demolhado de duas postas médias
-Salsinha a gosto
-4 batatas grandes cortadas em rodelas de 1/2 cm no sentido do comprimento
-Alho em lâminas (2 dentes)
-Cebola em pétalas (1 pequena)
-Farinha de rosca ou queijo para gratinar (opcional)
-1 litro de leite
-cravos da índia
-1/2 cebola pequena
-1 folha de louro
-vinho branco seco
-150g de bacon picado em cubos
-½ xícara de farinha de rosca -⅓ de xícara de manteiga gelada
bechamel de bacalhau
-1 colher de sopa de manteiga sem sal
-1 colher de sopa de farinha de trigo
-leite do cozimento do bacalhau
-300ml de creme de leite fresco
-1 pitada de noz-moscada
-Sal a gosto (com cuidado)
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Cozinhe o bacalhau no leite com a cebola piquê. Escorra reservando o leite. Despreze a cebola com os cravos e o louro. Numa panela misture a manteiga derretida com a farinha e faça o roux mexendo e cozinhando essa mistura em fogo baixo até virar uma pasta de amarelo bem pálido. Traga o leite do cozimento do bacalhau aos poucos, batendo com o fuet sem parar para não empelotar. Vá colocando o leite aos poucos (sempre aos poucos, isso ajuda a controlar). Coloque todo o leite, o creme de leite, a noz moscada e deixe cozinhar mexendo sempre até perder totalmente o sabor da farinha e ficar leve e aveludado. Reserve.
Solte as lascas de bacalhau (atenção, não é pra desfiar), retire todos os espinhos e peles e reserve. A parte, numa frigideira grande, frite os cubinhos de bacon e depois junte a cebola em pétalas e o alho em lâminas. Deixe refogar bem, traga as lascas de bacalhau, a taça de vinho branco e deixe secar. Desligue o fogo, finalize com folhas de salsa. Reserve.
Afervente rapidamente as batatas fatiadas em rodelas de 1/2cm de espessura, não precisa cozinhar 100% porque ela ainda vai ao forno. Retire, escorra e reserve as batatas.
Na frigideira, doure levemente as batatas em azeite, acrescente a cebola, o alho e deixe dourar um pouco. Por último, junte as lascas de bacalhau, desligue o fogo e salpique a salsinha.
Em um recipiente que possa ir ao forno, coloque as batatas no fundo, sobre elas a mistura de bacalhau e cubra com o molho branco. Salpique a farinha de rosca temperada com manteiga. Leve ao forno alto até que doure por cima. Uns 10, 15 minutos bastam.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Apresentação geral dos sabores do prato.
-Conexão com o prato: onde ela provou/preparou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Histórias de família/amigos/viagens ligadas a aquela receita?
-Diferença entre soltar as lascar e desfiar o bacalhau. Por que altera a receita?
-Como lidar com o salgado do bacalhau e deixá-lo no ponto certo para esta receita.
-A clássica combinação de sabores do bacalhau, com creme de leite. Por que funciona tão bem?
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.