ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 10
PEIXE CROCANTE NO LEITE DE COCO, ALHO PORO E PIMENTA COM CROSTA DE FARINHA DE COCO E MINI BATATAS CORADAS
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: sopa gratinada de vegetais tostados com muçarela de búfala e pão com parmesão.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Ingredientes
–4 filés altos de pescada cambucu (prejereba, robalo, namorado)
-500g de coco fresco em pedaços descascados/ ou 1 litro de leite de coco industrial
-3 talos de alho poró cortados em rodelas
-1 pimenta dedo de moça
-100g de manteiga gelada em cubos
-Pimenta do reino moída na hora picadinha
-Sal a gosto
–azeite de oliva
-1 maço de salsinha picadinha
-300g de batata bolinha cozida e descascada
-Farinha panko
RENDIMENTO: 4 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – Leite de coco
Você vai precisa de 400g de coco fresco e 400ml de água morna. Bote tudo no liquidificador e batata bem. Se precisar de mais água, coloque aos poucos.
Coe e reserve o leite e o farelo de coco que nós vamos usar sim ou com certeza?
2 – Farofa fria
Do leite de coco fresco que fizemos, sempre sobra esse farelo e eu nunca dispenso esse ouro. Congelo e uso em bolo, manjar ou cocada. Já tostei com açúcar de coco e botei na granola (fica babado), mas sempre ficava com a farofa na cabeça.
Daí que hoje, para fazer a crosta desse peixe, decidi usar essa farofa. Só misturar o farelo do coco com farinha panko.
Depois misturar manteiga gelada com as pontas dos dedos mesmo. Óleo de coco também fica bom. Mas gente, tem que ser generoso na gordura pra essa farofa ficar saborosa. Porque já extraímos a gordura do coco. Reserve gelada a farofa.
3 – Molho de coco
Numa frigideira aqueça uma colher de café de azeite de oliva e coloque o alho poró em rodelas e a pimenta fresca amassada.
Refogue por 3 minutos, acrescente e o leite de coco e deixe em fogo brando por mais 5 min. Tempere com sal e pimenta e reserve quente.
4 – Tempere o peixe
Tempere os filés com sal e pimenta e cubra com uma crosta de farofa.
5 – Monte
Numa assadeira coloque molho de coco, e depois o peixe de forma que ele não fique submerso. A farofa tem que ficar acima do molho. Leve ao forno a 180 graus por 10 min.
6- Batatas coradas
Numa frigideira aqueça o azeite e coloque 2 dentes de alho inteiros e descascados. Junte as batatinhas e dourando todo mundo balançando a frigideira como se você soubesse bem o que está fazendo.
Tenha coragem e se uma batata sair voando, não sofra. Se sua casa for minimamente limpa você dá uma limpada e volta pra panela. hahahaha Essa não é uma recomendação válida para estabelecimentos comerciais. Cuide para que a batata toste bem de todos os lados, afinal o nome é batatas coradas.
7 – Monta e come
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato. Alguma história pessoal ligada ao prato.
-Sobre preparar peixe. Por que, acha que existe o mito de que preparar peixe é difícil. Como desmistificar esta história?
–Leite de coco. Diferenças de sabor entre o industrial e o fresco. Dicas sobre o uso na cozinha, principais características do seu sabor, diferença que ele faz no sabor deste prato específico.
–Farofa panko. Porque ela é a melhor para empanar este peixe. Como fica a crosta no forno.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.