ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 15
BRODO COM BOLINHO DO DIA SEGUINTE
DIA DA SEMANA: TERÇA-FEIRA
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: brodo com bolinho do dia seguinte.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
Caldo
-1 Cebola grande
-1 cenoura grande
-2 talos de Salsão
-Ramos de salsinha
-Ramos de Coentro
-Ramos de Tomilho
-6 dentes de alho com casca
-2 folhas de Louro
-1 punhado de Pimenta preta inteira
-1 ou 2 Pimentas de cheiro (verde) inteiras
-Sementes de coentro inteiras
-Cominho inteiro
-500g de dorso de frango e peito
-1 peito de frango (porque temos e vamos usar nas bolinhas)
-1 xícara de vinho branco
–azeite
Bolinhas de dia seguinte
-400g de pão branco
-300g de frango desfiado bem fino
-100g de presunto defumado processado
-100g de parmesão ralado
-4 colheres de vinho branco seco
-3 colheres de sopa de salsa picada
-3 colheres de Cebolete verde fininha
pimenta preta a gosto
–sal a gosto
-2 ovos
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
– Toste os dorsos do frango e o peito (ele vai ser útil pra N coisas e você economiza o gás) no azeite até dourar. Traga a cebola, a cenoura e o salsão picados em pedaços de 2 cm. Deixe refogar até pegar bastante cor. Se começar a pegar no fundo, coloque um pouco de água. Mas sempre deixando dourar sem queimar. A ideia é caramelizar.
– Acrescente o alho inteiro, as pimentas, o louro e as ervas. Coloque o vinho branco ou água. Mexa bem para uma última deglaçada na panela. Deixe evaporar.
– Cubra com água quente, tampe a panela e deixe cozinhar por, pelo menos, 20 minutos depois que começar a apitar.
-Depois desse tempo, retire a pressão da panela com um garfo levantando a válvula (ou espere sair sozinha). Com esse tempo ele deverá estar desmanchando. Separe a carne do caldo, coe o caldo com um chinoi.
-Leve para o freezer enquanto você faz as bolinhas. Desosse o frango, limpe bem e desfie a carne. Reserve.
–As bolinhas de dia seguinte tem esse nome porque fazem parte de uma receita da idade média. Era feita com as sobras dos assados e acrescida de outras sobras como pão, e aparas de embutidos e defumados. Para depois darem corpo a cozidos e caldos geralmente feitos a base de ossos.
-Misture o pão esfarelado com 2 ovos inteiros e o vinho. Incorpore o frango bem desfiado e os embutidos processados. A salsa e a cebola bem picada. Tempere com sal e pimenta.
-Mexa até obter uma massa como a de almôndega, possível de enrolar as bolinhas. Misture bem e faça almôndegas compactas. Reserve.
-Retire o caldo do freezer e “pesque” a gordura que deve ter subido para a superfície. Não jogue fora essa gordura, guarde para uma galinhada no futuro ou refogados de outras naturezas.
-Toste as bolinhas na frigideira, sirva com o caldo com de folhas frescas de salsinha, queijo ralado e pimenta do reino.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato.
-Histórias pessoais ligada ao brodo com bolinhas do dia seguinte. Histórias sobre receitas feitas com reaproveitamentos de pratos.
-As características e a combinação dos diferentes temperos usados nessa receita: salsão, cebolete, louro, tomilho, etc.
-Falar sobre porque o uso do pão esfarelado é melhor do que a farinha, para a receita.
-Dicas para obter as bolinhas no ponto certo, desde a proporção da mistura entre o frango e pão esfarelado até o ponto certo para a fritura.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.