ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 03
DUTCH PANCAKES SALGADA E DOCE
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: dutch pancakes salgada e doce.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
–Texto Larissa:
Quarta-feira e a gente tá como? Desanimada, mas vamos, garrada nos jobs porque os suflair não vão se vender sozinhos no farol. Mas a boa notícia é que podemos jantar panquecas, ou melhor, dutch baby pancakes! Esse clássico estadunidense com nome holandês e fama alemã. Salvo alguns detalhes, lembra o super british Yorkshire pudding. Mas na real mesmo é uma panquecona mara, feita no forno.
Daquelas comidas maneiras e facinhas. Porém pirotécnicas, impactantes e que aceitam vários desaforos. Os meus foram gordíssimos cogumelos portobello salteados na manteiga e delgaçados no molho inglês, mini tomates frescos e doces, lascas de parmesão, ovos cozidos só no tempo do susto, rúcula e uns bacons tostados. Presunto fininho também funciona.
Fica bom! Aliás, ótimo. Essa massa é básica. Mesmo levando sal você pode fazer com qualquer recheio que quiser. Eu fiz com delícias salgadas pra ficar com cara de brunch: usei gordíssimos cogumelos portobello salteados na manteiga e deglaçados no molho inglês, mini tomates frescos e doces, pecorino ralado, ovos cozidos só no tempo do susto, rúcula e um presunto defumado com mel. Mas nesse finde estou com planos ousadíssimos. Talvez coloque até torresmo, feijuca e farofa nesse rolê.
-APRESENTA OS INGREDIENTES (PANQUECA):
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita da massa da panqueca. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
–Ingredientes⠀para 1 panquecona (todo mundo de preferência em temperatura ambiente)
–3 ovos
–3/4 de xícara de leite integral
–3 colheres de sopa de manteiga derretida⠀
–1/2 xícara de farinha
–2 colheres de sopa de amido de milho⠀
–1 pitada de sal⠀
-PREPARAÇÃO DO PRATO (PANQUECA)
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
–Você vai precisar de uma frigideira de ferro ou outro material grosso que possa meter no forno. Coloque a bicha vazia e limpa no forno bem quente. Enquanto isso, faça a massa batendo no liquidificador os ovos até ficar bem espumoso.
–Junte o leite, a manteiga derretida e bata mais uns segundos. Traga a farinha, o amido e o sal dá uma última misturada.
–Resgate a frigi quentona do forno com CUIDADO, pincele 1 fio de azeite ou óleo (para a manteiga não queimar) e mais uma colherada de manteiga e pincele para untar bem.
–Em um movimento ninja, despeje a massa na frigideira (tem que ser rápido para a manteiga não queimar). Leve ao forno até que ela cresça e fique dourada nas bordas. Uns 20 min dependendo do seu poder de forno.
-Enquanto a massa da panqueca está no forno vou preparar o recheio.
-APRESENTA OS INGREDIENTES (RECHEIO/CREME SOUR):
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados no recheio da panqueca e do creme sour. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Para o recheio
–Ovos cozidos
–Sour Cream
–Bacon tostado/salmão defumado/presunto
–Ceboulete
–Tomatinhos
–Queijo parmesão em lascas
–Creme azedo ou sour cream caseiro
–Tem três jeitos que faço em casa: demorado, rápido e truqueiro a jato
Demorado:
–250ml de creme de leite fresco
–50ml de leite integral
–15ml de suco limão coado ou vinagre de arroz
Rápido:
–½ xícara de creme de leite fresco (com teor de gordura de pelo menos 35%)
–½ xícara de iogurte natural integral
–Suco de ½ limão (2 colheres de sopa)
–De ½ a 1 colher de chá de sal
Truqueiro à jato
–1 pote grande de cream cheese
–Suco de 1 limão inteiro
–2 colheres de água gelada
–Sal a gosto
-PREPARAÇÃO DO PRATO (CREME SOUR)
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Versão demorada
Misture o leite e o limão e deixe descansar 10min. Junte com creme e deixe fermentar umas 12 horas fora da geladeira e mais 12h na geladeira. Quanto mais fermenta, mais engrossa. Pode ser que esse método ele solte um pouco de soro no fundo do recipiente. Não se desespere, basta escorrer o líquido e usar na feitura de bolos, pães e marinadas!
Versão rápida
Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata em velocidade alta até ficar com a consistência de chantilly.
Versão Truqueira à jato
Misture tudo e bata bem com o fuet ou na batedeira pra agregar ar. Se ainda assim estiver muito grosso, junte a água gelada.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Pode ser utilizada durante a parte da preparação da panqueca e a do creme sour. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato (tanto em relação à panqueca, como em relação ao creme sour).
-Explicar o que é panqueca holandesa, o que a diferencia de outras massas como a da panqueca tradicional e a do crepe.
-Panqueca no jantar? Argumentação que panqueca é comida de jantar sim, não necessariamente precisa estar ligada ao café da manhã e casa bem com alimentos salgados e substanciosos.
-Histórias de recheios inusitados que Larissa já usou em suas panquecas.
-O creme sour. O que caracteriza o seu sabor, quais as combinações possíveis para uso do creme. Quais as favoritas de Larissa.
MONTA AS PANQUECAS
Larissa retira as panquecas do forno e as monta com diferentes recheios e o creme sour.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.