EP 05 SOPA FRIA DE TOMATES - Sabor e Arte
  • INICIO
  • SOBRE
  • EXPLORAR
    • RECEITAS
    • VÍDEOS
  • MARKETPLACE
  • CANAIS NEWCO
Sabor e Arte
No Result
View All Result
Sabor e Arte
No Result
View All Result

EP 05 SOPA FRIA DE TOMATES

EPISÓDIO 05 SOPA FRIA DE TOMATES

Sopa fria de tomates + Queijo meia cura + Azeites coloridos + “Papel de pão” + Brotos da horta

Rendimento: 1.5 Litros – 4 pessoas comerem bem / 6 pessoas comportadas

.

-APRESENTAÇÃO FIXA*:

.

Utilizada após a vinheta de abertura.

.

Trechos curtos em on em off de Gus, em diferentes locais e enquadramentos, respondendo a perguntas sobre a ideia geral do programa e sobre que tipo de chef ele é. Nesta parte específica da abertura, não aparecem às perguntas, apenas as respostas do Gus. Complementam a sequência, imagens da preparação dos pratos em diferentes episódios.

.

*gravada no episódio 01

.

-APRESENTAÇÃO DO PRATO:

Gus apresenta a receita que irá realizar no episódio: Sopa fria de tomates; Queijo meia cura; Azeites coloridos; “Papel de pão” e Brotos da horta.

Edição acrescenta algumas imagens de planos detalhes da receita pronta. Gus interage com a voz que o entrevista por trás da câmera, reagindo às perguntas. Algumas perguntas serão utilizas em on na edição, outras não.

.

Gus e a direção têm liberdade para alterar, acrescentar ou eliminar, as questões sugeridas no roteiro. Outras perguntas podem surgir espontaneamente durante a interação na gravação.

Perguntas de apresentação:

.

1)O que você vai preparar hoje?

.

2)Quais as principais características da receita. Sabor, aparência, rendimento?

.

3)Qual a história dessa receita?

.

4)Que tipos de restaurantes ou bistrôs este prato é servido?

.

5)Qual a sua conexão com esta receita (como aprendeu a cozinhar, se possui alguma história interessante, em relação aquele prato).

.

-APRESENTAÇÃO DOS INGREDIENTES:

.

Gus enumera os ingredientes que serão utilizados na receita. A câmera se movimenta dos ingredientes para ele. Gus segue interagindo com a voz que o entrevista por trás da câmera, apresentando para ela os ingredientes.

.

Ingredientes:

Para a sopa fria de tomates:

–3 Kg de tomates italianos bem maduros, porém firmes

–200 ml de azeite de oliva extra virgem (acidez máxima 0.5%)

–1 dash de molho inglês

–1 dash de vinagre de jerez

–¼ dose de vodca (uma vodca boa. para essa receita, recomendo a YVY – Mar)

–Sal a gosto

–Pimenta do reino preta moída na hora a gosto

.

Para o creme de queijo meia cura:

–300 gr de queijo meia cura (cura média, sal médio)

–100 ml de leite integral gelado

–Sal a gosto

.

Para os azeites coloridos:

–300 ml de azeite de oliva extra virgem

–2 dentes de alho

–1 colher de chá de páprica defumada

–½ maço de manjericão (folhas médias / pequenas)

.

Para o papel de pão:

–250 gr (um pedaço médio) de focaccia

–Azeite de oliva extravirgem a gosto

–Sal a gosto

–Pimenta caiena a gosto

.

–Finalização:

–Mix fresco de brotos (delicados, menorzinhos, mas com estrutura e firmeza)

–Mini jarra para o serviço da sopa

–Bisnaga plástica para o serviço do creme de queijo

–Colheres de chá para o serviço dos azeites coloridos

–Pinça pequena para serviço dos brotos

.

.

.

.

Perguntas sobre os ingredientes:

.

.

Em diferentes momentos, a apresentação dos ingredientes é interrompida por perguntas feitas fora de quadro, para Gus.

Algumas perguntas serão utilizas em on na edição, outras não.

.

Gus e a direção têm liberdade para alterar, acrescentar ou eliminar, as questões sugeridas no roteiro. Outras perguntas podem surgir espontaneamente durante a interação na gravação.

.

1)Quais os tipos de tomate ideais para esta receita? Como escolher da melhor maneira?

.

2)Por que o queijo meia cura é o melhor para este creme de queijo? Quais você recomenda?

.

3)Este azeite, pode ser de uma marca mais barata? Esta mistura com alho e ervas melhora qualquer azeite?

.

4)O que são esses equipamentos que você vai usar para os serviços: bisnaga de plástico, pinça? Qual a função deles?

.

.

-PREPARO DA RECEITA

.

Gus prepara a receita, enquanto explica, de forma informal e bem-humorada, os procedimentos para a presença que o entrevista por trás da câmera. A câmera se movimenta, com frequência entre o rosto dele e as mãos, mostrando, em detalhes, como ele executa a receita.

.

Modo de Preparo:

.

Para a sopa fria de tomates:

–Lave e seque muito bem todos os tomates, espalhando então sobre eles 100 ml do azeite de oliva extra virgem. A ideia é besuntar todos bem, o que vai contribuir para o sabor da sopa

.

–Acenda todas as bocas do fogão ao mesmo tempo em fogo médio, e sobre elas, espalhe os tomates. Atenção, pois eles vão começar a tostar bem rápido

.

–Com a ajuda de uma pinça longa, vá girando os tomates certificando que a sua pele fique tostada por completo. Se amassar o tomate, tudo bem, vai virar sopa, o importante é garantir o tostado.

.

–Vá tostando e juntando todos os tomates em um bowl grande e com eles ainda quentes, cubra com papel filme. É importante que o bowl fique coberto o tempo todo com o papel, por isso, talvez seja necessário repetir o processo mais de uma vez.

.

–Quando todos os tomates estiverem tostados, deixe-os repousar juntos por 30 minutos, sempre cobertos pelo papel filme

.

–Após esse período, retire a pele e as sementes dos tomates e junte toda a polpa em um bowl. Com a ajuda de um mixer de mão, processe a polpa até obter um líquido de textura homogênea e uma cor vermelho bem forte

.

–Tempere então a sopa com o restante do azeite de oliva extra virgem, o molho inglês, o jerez, e a vodca. Acerte o sal e a pimenta do reino preta moída na hora a gosto

.

–Reserve na geladeira até o momento de servir

.

Para o creme de queijo meia cura:

–Rale o queijo em um ralador médio

.

–Leve o queijo ralado a um processador de alimentos. Batendo rapidamente adicione o leite integral gelado aos poucos, obtendo um creme liso, bem firme e sem nenhum grumo. Tempere com sal a gosto

.

–Com a ajuda de um funil, coloque o creme dentro de uma bisnaga plástica

.

–Reserve a bisnaga na geladeira até o momento de servir

.

Para os azeite coloridos:

.

–Iremos preparar 2 azeites, um vermelho (páprica) e outro verde (manjericão).

.

–Para ambos, a base será a mesma: em uma panela média junte 150 ml de azeite de oliva extra virgem ainda frio e 1 dente de alho cortado ao meio no sentido do comprimento.

.

–Aqueça o azeite com o alho em fogo bem baixo por 15 minutos, deixando que o sabor do alho passe para o azeite de forma sutil e delicada. Reserve aquecido

.

–Hora de dar cor aos nossos azeites:

.

–Para o azeite de páprica, desligue o fogo da panela e acrescente aos poucos a páprica, mexendo sem parar com a ajuda de um fouet.

.

–Depois de acrescentar toda a páprica deixe o azeite repousar por 1 hora, esfriando por completo.

.

–Após esse tempo, coe o azeite em uma gaze fina retirando as partículas de páprica e o dente de alho. Reserve em um recipiente tampado em temperatura ambiente

.

–Para o azeite de manjericão, mantenha o fogo da panela e acrescente aos poucos as folhas de manjericão. Frite as folhas até que fiquem bem crocantes, com uma textura similar a de um vidro fino.

.

–Nesse momento, retire as folhas do azeite com a ajuda de uma escumadeira e transfira-as para o papel absorvente. É importante espalhar as folhas pelo papel absorvente e não deixá-las amontoadas, para que sequem bem

.

–Com todas as folhas fritas, deixe o azeite repousar por 1 hora, esfriando por completo.

.

–Após esse tempo, coe o azeite em uma gaze fina retirando as partículas de manjericão e o dente de alho. Reserve em um recipiente tampado em temperatura ambiente

.

Para o papel de pão:

–Antes de começar, leve a focaccia ao freezer dentro de um saco plástico até que fique completamente congelada (o melhor é congelar um pedaço de pão alto, quadrado ou retangular)

.

–Com a ajuda de uma faca afiada, corte uma fatia o mais fino possível. A idéia é desidratar essa fatia ainda mais no forno, transformando-a em um “papel”

.

–Forre o fundo de uma assadeira com uma folha de papel manteiga e coloque as fatias fininhas de focaccia sobre ela. Tempere com um fio de azeite de oliva extra virgem e sal a gosto

.

–Leve ao forno 180 graus por 5 minutos ou até que as fatias fiquem douradas e bem crocantes

.

–Quando estiverem prontas e saindo do forno, polvilhe uma pitada bem espalhada de pimenta caiena a gosto sobre elas (eu gosto médio picante)

.

–Sirva ainda morno, acompanhando a sopa à parte.

.

Montagem do Prato:

–Escolha uma louça que seja funda o suficiente para conter a sopa, mas que tenha uma boa área plana no fundo para a montagem do prato. A ideia é montar um mosaico com o creme de queijo, azeites coloridos e brotos

.

–Com o creme de queijo na bisnaga plástica, faça aleatoriamente diversas bolinhas de tamanhos diferentes no fundo do prato.

–Usando a colher de chá, espalhe os azeites coloridos entre as bolinhas, nunca sobre elas

– Guarneça cada bolinha que foi feita no fundo do prato com um broto diferente, acrescentando mais uma camada de cor e textura

–Com o prato montado já na frente do comensal, despeje a sopa de tomates sobre o mosaico de queijo, azeites coloridos e brotos, deixando-os parcialmente visíveis. Sirva o papel de pão à parte, quebrando ele sobre a sopa na hora de comer.

.

Perguntas sobre o preparo do prato:

.

.

Em diferentes momentos, o preparo do prato é interrompido por perguntas feitas fora de quadro, para Gus. Esta presença por trás da câmera atua como se fosse o espectador, reproduzindo as suas dúvidas e inseguranças em relação à gastronomia. Algumas perguntas serão utilizas em on na edição, outras não.

.

Gus e a direção têm liberdade para alterar, acrescentar ou eliminar, as questões sugeridas no roteiro. Outras perguntas podem surgir espontaneamente durante a interação na gravação.

 

1)Que modo é este de preparar o tomate direto no fogo? Como você aprendeu esta técnica?

.

2)Exige muita habilidade? Precisa ligar as várias bocas do fogão ao mesmo tempo. Tem alguma dica para tentar fazer isto pela primeira vez?

.

3)Por que tosta o tomate antes de misturar para a sopa? Como isto altera o sabor da receita, em relação a outras formas de preparo?

.

4)E porque essa sopa é melhor servida fria?

.

5)Qual é a consistência ideal desse creme de queijo?
6)Sobre o azeite, o fogo acelera a tomada do sabor do alho e da paprica (ou do manjericão)? Tem o mesmo efeito de que deixar por vários dias, pegando o gosto?

.

7)O fogo tem que ser bem baixo? Quais cuidados precisa ter na hora de aquecer o azeite, para a receita não desandar?

.

8)Você coa tanto a paprica, quanto o manjericão. Mas quem quiser pode deixar estes ingredientes curtindo no azeite? Ou isto pode prejudicar o gosto do azeite?

.

9)Como fazer para fatia de foccacia desidratar no forno, no ponto certo. No que o cozinheiro precisa ficar atento nessa hora?

.

10)Sobre a montagem, o que você mais destaca na apresentação do prato?

.

.

-RESULTADO:

.

Gus mostra a receita finalizada para a câmera. Prepara um prato para si mesmo e prova a própria criação. A presença continua a interrogá-lo sobre a aparência e o sabor do prato. Ele se delicia com o resultado.

.

.

.

.

.

Sabor e Arte

© 2025 Sabor e Arte. Todos os direitos reservados.

Navegação

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Faça parte da Equipe
  • Fale Conosco

Siga-Nos

No Result
View All Result
  • INICIO
  • SOBRE
  • EXPLORAR
    • RECEITAS
    • VÍDEOS
  • MARKETPLACE
  • CANAIS NEWCO

© 2025 Sabor e Arte. Todos os direitos reservados.