ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 02
ARROZ MALANDRINHO DE CAMARÕES
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: arroz malandrinho de camarões.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
–Texto Larissa:
Quase um ensopadinho, o malandrinho é um descendente direto dos arrozes africanos bem caldosos e temperados. Especificamente da Senegambia, região que já foi a maior produtora de arroz do mundo. E de onde aponta-se ter surgido toda a tecnologia da domesticação e cultura do arroz dissipada para as Américas pelos africanos escravizados – que trouxeram consigo esse domínio agrícola. Talvez por isso eu ame tanto arroz que nem sei dizer, só sentir.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
–1 xícara de arroz branco cozido (jasmim, basmati ou agulhinha)
–400g de camarões rosa
–500ml de caldo de camarão caseiro
–1 cebola grande picada
–4 dentes de alho
–Sal e pimenta (cuidado que todo mundo já tem sal)
–1 pimenta dedo de moça picada
–Semente de coentro moída na hora
–1 lata de tomate pelado picado (ou 300g de tomate maduro sem pele e semente)
–Todo coentro que seu dinheiro puder comprar para finalizar
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
Refogue a cebola, o alho, a pimenta (com ou sem semente dependendo do seu grau de pimenta, eu gosto com) e os talos de coentro. Já coloca um xablau de pimenta preta e semente de coentro moídas na hora. Deixa esse refogado fazer amizade, traz o tomate pelado picado. Quando tudo estiver com cheiro de amor, traz o arroz cozido e mistura bem. Acrescenta o caldo e deixa ferver sem secar. Finalize com folhas de coentro.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato. Alguma história pessoal ligada ao prato.
–Se quiser, aprofundar o que foi dito na introdução, da origem do cultivo do arroz no oeste da África e no papel dos africanos na disseminação do cultivo de arroz no Brasil e em outros países do continente americano. Existe até um livro sobre específico sobre o assunto Black Rice, the Africans origins of rice cultivation, da americana Judith Carney.
–Como os diferentes tipos de arroz se relacionam com o cozimento do caldo. Se há alguma dica do que é necessário alterar, no modo/tempo de cozimento de acordo com o tipo de arroz.
-Arroz malandrinho, mencionar que é também utilizado com vários tipos de ingredientes (peixe, bacalhau, polvo, etc.). Brincar/contar a história do nome. Qual a malandragem do malandrinho?
-Camarões. Falar sobre o tipo de camarão utilizado: camarão rosa. Quais as principais características do seu sabor? Porque é o ideal para este prato?
-Coentro: Fala sobre o que o coentro acrescenta ao sabor do prato e sobre o fato deste polêmico tempero despertar amor e ódio.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.