ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 26
RISOTO DE TOMATE COM MUÇARELA DE BÚFALA E MANJERICÃO
DIA DA SEMANA: SEGUNDA-FEIRA
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: risoto de tomate com muçarela de búfala e manjericão.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
–1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo
–1 maço de manjericão
–4 dentes de alho
–2 latas de tomate pelado
–½ xícara de extrato
–300g de muçarelinha de búfala
–Rúcula selvagem (aquela fininha)
–1 cálice de vinho branco seco
–5 colheres de sopa de manteiga gelada
–Azeite de oliva extra-virgem a gosto
–Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
–Sal a gosto
–1 cebola grande picada
–1 cebola grande cortada ao meio
RENDIMENTO: 4 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – Comece pelo molho. Faça o molho da Marcela Hazzan porém mais ralo e diluído. Junte na panela os tomates pelados, o manjericão, 3 colheres de manteiga e a cebola descascada e cortada ao meio e os dentes de alho. Coloque duas medidas da lata de água e deixe cozinhar por 15 a 20 SEM TAMPA. Não coloque sal. A ideia é que fique um molho aguado mesmo que fará as vezes de caldo.
2 – Enquanto isso comece o arroz. Refogue a cebola picada no azeite até murchar e junte 1 colher de manteiga. Não é pra cebola dourar. Junte o arroz e deixe refogar até que os grãos fiquem um pouco transparentes com o miolo branco. Junte o vinho, mexa e deixe secar e evaporar o álcool.
3- Aos poucos, concha a concha, junte o molho de tomate. Mexa vigorosamente. Até o ponto desejado. Para servir monte os pratos colocando um pouco de queijo no fundo e cubra com risoto. Se quiser rale um pouco de parmesão sobre tudo e finalize com folhas frescas de manjericão.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
– Conexão do prato com o clima mais tranquilo da segunda-feira, ou com a segunda sem carne.
-Explicar quem é Marcela Hazzan e o que é o seu molho de tomate mágico.
-Comentar a combinação de sabores: o que faz a muçarela de búfala, o tomate e o manjericão serem um clássico, usado em inúmeras receitas. Por que estes sabores combinam tão bem?
–Sobre o uso do arroz arbóreo, que caracteriza o risoto. É muito diferente o ponto do cozimento? Quais as principais diferenças desse arroz, em relação ao arroz branco comum?
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.