ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 14
PUDIM DE PÃO COM QUEIJO GRUYERE, TOMATE SECO E ESPINAFRE
DIA DA SEMANA: SEGUNDA-FEIRA
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: pudim de pão com queijo gruyere, tomate seco e espinafre.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
–Texto Larissa:
Toda família tem uma receita de pudim de pão, um ícone da cozinha doméstica de guerrilha. Mas aqui na minha cozinha, o pudim de pão é salgado. E sempre recheado com algo que vacila na geladeira.
Ou seja, além de aproveitar as sobras de pão, ainda dá pra incluir outros itens que estão esquecidos na gaveta.
Eu disse que era um ícone, né?
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
–Texto Larissa:
Vale cogumelo, alho poró, cebola, bacon… Só não pode faltar queijo!Pode usar qualquer um que derreta com alegria e ousadia.
O meu favorito é o macio e levemente adocicado Queijo Gruyere. O Gruyere ao lado do Emmental são os reis do fondue. Mas também fica bárbaro com Emental, Gouda, Estepe, Reino e até a nossa boa e velha amiga Muçarela.
Só não recomendo que se faça muitas misturebas. Queijos são ricos em gordura, então o ideal e combinar com itens com contraponham essa característica. Por isso apostei no tomate seco e no espinafre.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
– 300 g de pão integral dormido (se possível de fermentação lenta)
-100m ml de vinho branco
-2 maços de espinafre baby ou 1 do grande
-100g de tomate seco
-3 dentes de alho
-1 colher de sopa de Manteiga
-Sal, pimenta
-Noz moscada a gosto
-400g de Queijo Gruyere
-200ml de leite integral
-300ml de Creme de leite fresco
-4 ovos
-1 colher de sopa de mostarda dijon
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
– Corte o pão em cubos e regue com o vinho e tempere com a mostarda. Rale o queijo e reserve. Se possível, use uma panela que possa ir direto ao forno e doure o alho picadinho e refogue o espinafre na manteiga. Depois junte o pão e misture bem ao espinafre. Reserve.
– Numa cumbuca à parte, junte o leite, o creme, os ovos e a mostarda. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e bata para homogeneizar. Acrescente o queijo ralado, reservando um pouco para finalização.
– Despeje o creme com queijo sobre a mistura de pães e vegetais da panela. Cubra com mais queijo. Asse em forno quente a 180 graus por cerca de 30min ou até dourar. Se não tiver uma panela que possa ir ao forno, transfira os recheios para uma assadeira e depois cubra com o creme e leve para assar.
– Sirva com salada de alface e cebolinha.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato.
-Histórias pessoais ligada ao prato. Que receitas criativas de sobras da geladeira, fez com pudim de pão, morando com a família, em república, ou sozinha?
-Tipos de queijo. Sobre a escolha do gruyère, qual a principal característica desse queijo e o que ele acrescenta para o prato. Falar mais sobre a preferência pessoal pelo gruyère. Que outros tipos de queijo, recomenda usar no prato.
–A noz moscada é um tempero muito utilizado em receitas, mas poucos conseguem definir o que caracteriza o seu sabor. Descrever, um pouco, as características da noz moscada e o que ela acrescenta ao sabor dos molhos, em especial de molho branco.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.