ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 21
POLENTA COM COGUMELOS NO MOLHO INGLÊS, MOLICA E AGRIÃO, OVO QUENTE E PARMESÃO
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: polenta com cogumelos no molho inglês, molica e agrião, ovo quente e parmesão.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
Texto Larissa:
Eu sou filha de mineiros, e mesmo tendo sido criada no Goiás, na minha casa o feijão sempre foi preto e o angu sempre esteve à mesa. Meu pai, que é de São João Del Rei e minha mãe, que é de Barbacena), não comem sem um anguzinho pra dar liga. E eu amava a casquinha sequinha que grudava na panela. Aquela que meu pai tentou há séculos me convencer que era igual skini (um tipo de fandangos da Mabel, coisas de goiano).
Eu cresci, mudei pra São Paulo e descobri que polenta é quase o mesmo que angu (naquela época não tinha internet, ok?) e que skini é mesmo de fubá de milho. Salvo algumas parcas variações, os dois preparos essencialmente equilibram água e farinha de milho.
Numa das reportagens da vida aprendi a fazer uma polenta com um verdadeiro italiano. Que também me contou curiosidades sobre esse prato lá do país da bota que eu compartilho hoje junto com as histórias do angu que eu cresci ouvindo.
Antes, vamos ver a versão delícia de angu/polenta que tem animado meu outono. É um jeito mais leve que os italianos e os mineiros geralmente fazem, pois dispensa carnes.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
Polenta
-2 dentes de alho grandes
-2 folhas de louro
-500g de farinha de polenta instantânea
-1l de água
-500ml de leite integral
-Queijo pardinho para finalizar
-2 colheres de sopa de manteiga
Ragu de cogumelos (para duas pessoas)
-500g de cogumelos tipo Portobello fresco não lavado
-1 maço de cebolinha verde ou nirá
-3 colheres de sopa molho inglês
-1 colher de sopa de manteiga
-1 xícara de vinho branco seco
-Ovos caipiras
-Flor de sal Maldon
-2 dentes de alho ralado
-Folhas de agrião baby / brotos Fazenda Cubo
-Brotos belos
RENDIMENTO: 4 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – Aqueça a água e coloque um pouco de sal, o alho e o louro. Assim que ferver, abaixe o fogo e acrescente a farinha de milho aos poucos, sem parar de mexer com o batedor, para não empelotar. Como a ideia é que fique cremosa, vá controlando a consistência. Deve ficar pesada, mas ainda fluida.
2 – Quando eu fiz a reportagem sobre polenta, uns dos ensinamentos do chef Sauro era que polenta exige cozimento longo, porque há de se cozinhar bem a farinha. Coisa de horas, mexendo sem parar. Daí o termo “braço de polenteira”. Mas com a modernidade, eu encontrei essa farinha acima, de uma marca que eu confio, que já é pré-cozida e promete chegar ao ponto em 2 minutos. E sim, funciona. Não é jabá, é dica mesmo. Acerte o sal e tente manter a polenta quente para não endurecer.
3 – Vá para o cogumelo. Limpe os cogumelos com uma escovinha ou papel toalha. Como dar uma fritada neles, não se deve molhar. Cogumelos são esponjas, absorvem água e ficam molengas quando molhados. Corte em fatias. Reserve.
4 – Fatie a cebolinha ou o nirá, caso o tenha. Pausa para apresentações: esse é um aromático originário do Sudeste Asiático. O Allium tuberosum pertence ao mesmo gênero da cebola, do alho, da cebolinha e do alho-poró. Mas com um sabor bem mais delicado, o que faz dele um ingrediente super-versátil tanto cru, quando cozido. Vai bem em saladas, molhos, peixes, carnes…confia que dá.
5 – Minha mãe chamava de alho de folha e diz que foi uma das coisas que ela mais comeu quando estava grávida de mim. É cultivado como medicamento antiviral e antimicrobiano. Há três versões: branco, o verde e verde com botões florais. Você já deve ter encontrado com ele no yakissoba e no guioza.
6 – Frite os cogumelos na manteiga. Quando estiverem douradinhos, acrescente molho inglês e o nirá.. Reserve.
7 – Para montar o prato coloque os ovos sobre a polenta, na panela mesmo. Sem Mexer. Eles vão cozinhar com o calor do creme. Tampe se for o caso.
8 – Cubra a polenta com os cogumelos. Sobre tudo, coloque as folhas soltas do agrião e salpique lascas de parmesão. Se preferir um ovo mais firme, tampe a panela e deixe cozinhar um pouco mais. Caso contrário, salpique o sal e a pimenta sobre os ovos e pode servir. Também vale fazer porções individuais (abaixo).
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, diferentes maneiras que ela já cozinhou angu?
-Como testou o preparo aprendido na reportagem até acertar? Como chegou na combinação entre polenta e ragu de cogumelos
-Ela aprendeu esta receita durante o trabalho como jornalista. Como entrevistar chefs e escrever sobre comida aguçou o interesse de Larissa sobre comida e a tornou uma cozinheira melhor?
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.