ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 07
SOPA GRATINADA DE VEGETAIS TOSTADOS COM MUÇARELA DE BÚFALA E PÃO COM PARMESÃO
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: sopa gratinada de vegetais tostados com muçarela de búfala e pão com parmesão.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
–Texto Larissa:
Sopa é janta sim, e posso provar! Ainda mais se for uma SOPA GRATINADA DE VEGETAIS TOSTADOS Você seria capaz de rejeitar essa delícia? A melhor parte é que ela foi feita com vegetais cansados esquecidos na geladeira. Vamos aos ingredientes?
Usei cebola, salsão, alho, cenoura, pimentão e tomate. Nos temperos, o manjericão, o louro e o azeite deram um ar meio Mediterrâneo, meio era o que tinha. Haha. Pra não dizerem que não falei das fibras, a cama de espinafre além de crocância, traz uma lufada de frescor. Para dar uma levantada na moral investe numas bolinhas de muçarelinha de búfala, porque nem só de derrota se deve viver uma geladeira.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Ingredientes
-1 cenoura em cubos médios
-1 pimentão vermelho em cubos médios
-1 pimentão amarelo em cubos médios
-1 cebola em pétalas
-2 talos de salsão
-4 dentes de alho inteiros descascados
-6 tomates italianos maduros cortados ao meio
–ramos de espinafre (se possível o japonês ou baby)
–folhas de manjericão
–louro
-200g de muçarela de búfala bolinha
-Parmesão ralado
-4 fatias de pão de campanha
-Azeite
-100ml de passata de tomate
-500ml de caldo de legumes
-Sal e pimenta a gosto
-RENDIMENTO: 4 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – Numa panela de fundo grosso toste no azeite os vegetais em cubos: a cenoura, o pimentão, o salsão e a cebola. Reserve.
2 – Depois toste bem os tomates até caramelizar com ramos de manjericão.
3 – Volte os vegetais para a panela e cubra com o caldo de legumes e deixe cozinhar até todos mundo fazer amizade.
4 – Quando o caldo estiver bem grosso acerte o sal e a pimenta. Você pode nesse momento bater no mixer ou liquidificador ou aproveitar a sopa pedaçuda,
5 – Ferva uma panela com bastante água. Quando ferver, coloque sal. Depois mergulhe os espinafres nessa água para branqueá-los. A ideia é cozinhá-los rapidamente em água quente. Reserve.
6 – Num ramequim individual coloque no fundo os espinafres branqueados, as muçarelinhas, um fio de azeite, sal e pimenta. A ideia das muçarelas no fundo do ramequin sobre o espinafre é ser uma surpresa deveras agradável pros desavisados. Para uma versão vegana sugiro tofu defumado. Fica bárbaro!
7 – Cubra com a sopa de vegetais.
8 – Por fim, uma fatia de pão coberta com queijo ralado (usei o maravilindo queijo brasileiro Tulha da @fazendaatalaia que recomendo demais).Mas pode ser parmesão.
9 – Daí e só mandar pro forno pra gratinar. SIM! Gratinar sopa é um caminho sem volta.
Sem contar que essa torrada dupla face vira um espetáculo à parte.
Daí e só tirar do forno, com cuidado porque estará numa temperatura muito alta, e depois ficar pensando:
A SEM MEDIDA SABE DAS COISAS…
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez, como ela aprendeu a cozinhar aquele prato. Alguma história pessoal ligada ao prato.
–Aprofundar na questão sopa é janta? Lembrar de sopas substanciosas que servem como janta. Falar de conhecidos, ou família que são firmes na opinião contrária. Contar o caso de alguém a quem ela conseguiu convencer de que sopa era janta sim.
-Falar mais sobre os temperos mediterrâneos: louro, manjericão, etc. Que lembranças eles lhe trazem? Quais as principais características do seu sabor e como se harmonizam com o sabor dessa sopa?
–Gratinar sopa, como começou a fazer? Onde aprendeu? O que esta técnica acrescenta no sabor do prato.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.