NA COZINHA DA HELÔ
EPISÓDIO 08: PUDIM
RECEITA:
–Pudim de leite de antigamente
–Pudim de café com leite
-Essências naturais
ESCALETA DE GRAVAÇÃO
-APRESENTAÇÃO DA RECEITA:
Helô cumprimenta os espectadores, faz com que eles se sintam acolhidos na sua cozinha. Apresenta o tema do episódio: pudim. E as receitas: pudim de leite de antigamente; pudim de café com leite e essências naturais.
TEXTO DE HELÔ:
PUDIM
Um pudim de verdade, preparado com ovos, leite, açúcar, baunilha (ou alguma outra especiaria – brasileiras também, café …) é pura casa de avó, aquela simplicidade que encanta. Cremoso, macio, delicado e irresistível e que acaba num piscar de olhos. Nada contra o pudim de leite condensado, mas hoje é dia do clássico. Era assim o pudim que a minha avó Betty sempre fez e cresci comendo.
O crème caramel francês é isso, só que às vezes leva mistura de leite e creme de leite, na Espanha o mesmo pudim é flan e a receita se espalhou pelos países da América Latinha, e os portugueses chamamde pudim de leite, pudim flan, pudim marfim, pudim de nata, pudim real, pudim veludo e pudim de ovos e costumam levar leite, ou creme de leite ou leite fervido e reduzido pela metade, além de ovos, açúcar e baunilha ou canela ou raspas de cítricos. Também há versões com amêndoas, nozes, uva-passa, requeijão, vinho do Porto e outras coisinhas mais.
As fôrmas de anel facilitam o cozimento uniforme, o ar circula, mas nada impede que o pudim seja feito em canecas ou potinhos ou formas menores.
Como o ovo é o x da questão em grande parte dos pudins, é realmente importante evitar que ele passe sabor forte pro creme. Basta passar pela peneira fina, sem forçar, pra deixar a película que envolve a gema pra trás.
Uns gostam de pudins com furinhos e outros (eu!) preferem os lisinhos e não tem errado e nem certo. Os furinhos acontecem pelo ar incorporado ao creme, ou seja, quanto mais rápido e com força se mistura, mais espuma e mais furinhos. Liquidificador rende muitos furinhos, mas dá pra “alisar” passando pela peneira e deixando repousar por 1 hora. Sem furinhos: misturar tudo devagar e com muita delicadeza. Furinhos também acontecem pela temperatura alta, do fogo ou do forno (quanto mais quente, cresce rápido como soufflé e enche de furinhos). Quem gosta dos sem furinhos assa em banho-maria no forno médio-baixo (de 140ºC a 160ºC) e com furinhos a 180ºC (médio).
Proporção é tudo na receita, muito ovo deixa pudim muito firme e pouco ovo não deixa o creme firmar. Ovo grande padrão, pesa uns 50 g, 30 g de clara e 20 g de gema.
Cozinhar na boca do fogão:
1) – banho-maria com a fôrma com o pudim encaixada numa panela com água até meia-altura e tampada (ou papel alumínio); fogo alto por 5 minutos pra água ferver e depois fogo baixo por uns 45 minutos até firmar (ou fogo alto se quiser furinhos). Desligar o fogo, descansar na panela por 10 minutos, retirar da panela, amornar e geladeira.
2) – panela de pressão: nunca tinha feito, mas experimentei e adorei, rápido e resolve. Fundamental é ter fôrma que caiba na panela de pressão. Depois de caramelizar a fôrma e preencher com o creme, tem que cobrir com papel alumínio apertando bem, amarrar com um barbante pra vedar e não correr riscos de espirrar água ou alagar o pudim, colocar a fôrma na panela e preencher a panela até meia altura da fôrma com água. Fogo, assim que a válvula da panela começar a chiar (ou pegar pressão), contar exatamente 10 minutos pra pudim liso e 13 pra furinhos, deixar o pudim descansar na panela ainda fechada por 10 minutos, que costuma ser o tempo que a pressão termina e a válvula para de chiar. Aí é só abrir a panela e, com cuidado e segurando com um pano seco, retirar a fôrma, depois levar à geladeira pra firmar.
Forno em banho-maria, água sempre fervendo pra começar e ganhar tempo. Forno de 140ºC a 160ºC (médio-baixo) por uns 50 minutos pra pudim cremoso sem furinhos e a 180ºC (médio) por 1 hora pra quem é do time dos furinhos. Assadeira grande com água fervente a meia-altura (muita pode alagar e pouca evapora e deixa de ter consistência de pudim).
Pra verificar o cozimento: teste do palito limpo, bordas douradas e superfície firma, mas macia.
Descansar na geladeira por pelo menos 6h e até por 3 dias, fica ainda melhor de sabor, textura e fácil de desenformar e firmar pra não rachar (e o caramelo também fica na consistência certa). Se, com o tempo de descanso, o caramelo firmar na base e o pudim estiver colado, basta aquecer por um minuto diretamente sobre a chama do fogão e ele vai se soltar. Prato com borda mais alta pra calda não escorrer. Dar uma soltadinha da borda e com a ponta de uma faca pra soltar o ar.
E se quebrar na hora de desenformar? Como eu sempre digo, não sofra por um pudim, coloque o creme com um pouco da calda em taças e sirva. o, sirva em taças e pronto.
CARAMELO
Caramelo tem tudo a ver com pudim, forra o fundo e as laterais da fôrma, dá sabor, aroma e textura ao pudim e, depois de desenformar, escorre brilhante e dourado pelo pudim. Eu gosto tanto que como de colher ….Mas ao contrário do que muita gente, caramelo não é só cor, nem só sabor, nem só aroma, ele é tudo junto. Caramelo bom é dourado, com cor de caramelo, nem claro demais pra não ser doce demais, aguado e sem gosto de caramelo, nem escuro demais, pois amarga e fica grosso.
Atenção é tudo, não dá pra bobear um segundo, mas é prática. É quente e queima, tem que cuidar, não tem jeito, panos e luvas secos, úmidos passam o calor. Dá pra fazer direto na fôrma, mas quem não tem muita prática deve fazer caramelo molhado (com açúcar + água), mais lento, mas mais fácil de cuidar. Com mais prática a gente faz seco, só açúcar, mais rápido, mas mais delicado. Dá para fazer numa panelinha com cabo, mais fácil de segurar, e virar ele pronto na fôrma, e dá pra preparar o caramelo direto na fôrma, mas um pouco mais difícil de segurar.
Quantidades de caramelo: pra um pudim pequeno, 2/3 de xícara de açúcar (2 colheres de sopa de água); médio 1 xícara de açúcar (3 colheres de sopa de água), e grande 1 e 1/3 de xícara de açúcar (5 colheres de sopa de água).
ESSÊNCIAS NATURAIS
Boa essência dá vida à receita, principalmente nos bolos, cremes e outros doces. Uma colher de essência de amêndoa faz com que o bolo seja pura amêndoa. Sabor e aroma puros e concentrados, nada mais. Só que é difícil achar essências boas e as que existem custam bem caro em qualquer lugar do mundo, ainda mais aqui.
Mas ainda bem que é muito simples preparar uma essência boa em casa. Pode ser de baunilha, oleaginosas (amêndoa, nozes, pistaches, avelãs – tostar pra não turvar e embolorar pela umidade), fitas da casca de cítricos variados sem a parte branca pra não amargar, gengibre (fatias finas), nibs de cacau (ficou maravilhosa!), café (grãos de café torrados), especiarias (só canela, só cravo, só anis-estrelado ou uma mistura delas), favas e sementes brasileiras (amburana, imbiriba, pixuri, cumaru e pacová).
Pra dar uma ideia: 1 fava dá pra uns 200ml de vodka, que é neutra (tb pode ser álcool de cereais) e isso dá pra preparar umas 20 receitas com 1 colher de sopa de essência. E ainda dá pra completar com vodka quando o vidro vai esvaziando.
Baunilha: abrir a fava ao meio, raspar as sementes, colocar num pote limpo, preencher com a vodka. O mais difícil é esperar pelo menos 20 dias pra essência ficar pronta (mas ela fica perfeita por 6 meses e até 1 ano). O vidro bem fechado tem que ficar num lugar seco e ao abrigo da luz e chacoalhar de vez em quando.
Eu adoro baunilha. Há uns 25 dias, eu ganhei de aniversário um presente sensacional: chegou pelo correio um envelope perfumado de um chef francês queridíssimo com umas 50 favas de Réunion amarradas por uma fita.
Ela é a fava alongada de algumas variedades de orquídeas tropicais que são muito aromáticas e passam tudo isso pras receitas. Tem a vanilla panifolia, nativa do México e América Central, que é a mãe de todas e perfumadíssima, tem o aroma que se espera da baunilha e de lá foi pras ilhas do Índico, principalmente Ilhas Réunion e Madagascar. Tem a Tahiti, que é a vanilla tahitenses, também maravilhosa, mas com perfume diferente, e a vanilla pompona, originária da México e norte da América do Sul, mas que hoje também aparece na Índia e outras ilhas do Pacífico. No Brasil, plantaram um pouco no sul da Bahia, mais é difícil de achar, e tb é quase impossível de encontrar fora da região a baunilha do cerrado, que é imensa e muito perfuma. Ela é preciosa porque a planta leva anos pra começar a dar as favas e precisa de muitos cuidados, as polinizações de algumas espécies são manuais, a colheita é manual e, depois de colhida, a fava ainda precisa passar por uma secagem trabalhosa e demorada, pode levar uns 6 meses.
OBS: Devido a extensão, o texto pode ser distribuído em diferentes momentos, do programa, não apenas na abertura.
–RECEITA (1) PUDIM DE LEITE DE ANTIGAMENTE:
–Helô fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Helô menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Dados Gerais:
–Rendimento: 6 porções
–Tempo: 1 h (preparo), 8 h (total, sendo 1 h de repouso, 1 h de forno e umas 6 h de geladeira)
–Nível de dificuldade: Simples
Ingredientes
–1 litro de leite
–1 colher (sopa) de essência de baunilha (ou use 1 fava de baunilha cortada ao meio e com as sementinhas raspadas)
–3 xícaras de açúcar (450 g)
–8 ovos
–PREPARO
Helô realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha ela também pode conversa sobre outros assuntos relacionados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
-RECEITA (2) PUDIM DE CAFÉ COM LEITE
–Helô fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Helô menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Dados Gerais:
–Rendimento: 6 porções
–Tempo: 1 h (preparo), 8 h (total, sendo 1 h de repouso, 1 h de forno e umas 6 h de geladeira)
–Nível de dificuldade: Simples
Ingredientes
Pudim
–1 litro de leite
–2 xícaras de açúcar (300 g)
–2 colheres (sopa) de café em grão
–¼ de xícara de café pronto e bem forte
–8 ovos
Caramelo
-1 xícara de açúcar (150 g)
–PREPARO
Helô realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha ela também pode conversa sobre outros assuntos relacionados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
-RECEITA (3) ESSÊNCIAS NATURAIS
–Helô fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Helô menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Dados Gerais:
–Rendimento: 10 porções de 15 ml
–Tempo: 30 a 45 dias
–Nível de dificuldade: Simples
Ingredientes
Opções de aroma (escolha 1 deles)
–1 fava de baunilha cortada ao meio de comprido, raspada e com as sementes
–¼ de xícara (chá) de nozes OU pistaches OU avelãs Ou amêndoas levemente douradas no forno a 180º (médio) por uns 10 minutos
–¼ de xícara (chá) de café torrado em grão
–¼ de xícara (chá) de especiarias a gosto (por exemplo: anis-estrelado, canela, cravo …)
–¼ de xícara (chá) de nibs de cacau
–A casca, sem a parte branca, de 1 laranja OU de 1 mexerica ou de uns 2 limões (ou mistura de cítricos)
Base
–150 ml de vodka ou de álcool de cereais para fins alimentícios (aproximadamente)
–PREPARO
Helô realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha ela também pode conversa sobre outros assuntos relacionados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
-QUADRO: PEDACINHO DA COZINHA
-Durante a preparação da receita, em momento estabelecido na gravação, Helô mostra um dos muitos itens de valor afetivo da sua maravilhosa cozinha. Conta a história daquele objeto e sua relação com o prato do dia. Neste episódio Helô irá mostrar:
–Indefinido (Helô ainda está escolhendo o que será)
-DESPEDIDA
–Helô prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.
INFORMAÇÕES PARA A PRODUÇÃO
–PLANO BÁSICO:
Bancada:
– essências
– misturas dos pudins, colocar nas fôrmas, colocar no forno, retirar do forno pra mostrar o ponto
– desenformar e montar um quebrado na taça
– bater um pudim no liquidificador pra mostrar com furinhos
Fogão:
Infusão do leite com café
Caramelo
INGREDIENTES
1 fava de baunilha (a Helô tem, não se preocupe Alê)
¼ de xícara de nozes (a Helô tem, não se preocupe Alê)
200 g de café em grão torrado (usarei no pudim e na essência)
Café pra coar bem forte e usar no pudim (tenho cápsula nespresso intenso, não se preocupe Alê)
Canela em pau, cravo, anis-estrelado, a Helô tem, não se preocupe Alê)
2 limões sicilianos
1 garrafa de vodka (a mais simples de todas)
6 litros de leite
3 kg de açúcar
Essência de baunilha de verdade (a Helô mostra e usa a dela)
6 dz ovos (temos que ter alguns pra gelar e métodos diferentes)
Mise-en–place
PUDIM DE LEITE DE ANTIGAMENTE
(Um gelado de véspera, um no forno pra mostrar como sai estufado, a gente tb vai ter um pequeno cozinhando na panela comum pra mostrar e a Helô vai montar um pra mostrar como se coloca na panela de pressão).
Na bancada da Helô:
PUDIM:
½ receita já numa fôrma com caramelo (a Helô só vai colocar na panela de pressão pra mostrar como faz).
1 litro de leite
O vidro de essência (a Helô vai pegar 1 colher na hora)
2 xícaras de açúcar
8 ovos já quebrados
Caramelo
1 xícara de açúcar (150 g)
PUDIM DE LEITE DE CAFÉ
(Uma receita gelada de véspera sendo ½ receita numa fôrma e ½ receita em canequinhas, metade batido e metade liso pra mostrar furinhos).
Na bancada da Helô (Helô faz 1 receita do creme e coloca numa fôrma já com caramelo):
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar pro creme
2 colheres (sopa) de café em grão
¼ de xícara de café pronto e bem forte
8 ovos
Essências naturais
Helô faz na hora, só deixar na bancada:
1 garrafa de vodka
1 fava de baunilha linda
1 pratinho com pedaços de canela, cravo, anis-estrelado
1 limão siciliano, 1 limão tahiti, 1 laranja
¼ de xícara de café torrado em grão
1/3 de xícara de nozes
UTENSÍLIOS
PUDIM DE LEITE
Prato pra desenformar
Espátula
1 taça linda
1 colher de chá pra taça
1 colher de sopa pra colocar na taça pudim quebrado
1 garrafa pra 1 L de leite
1 garrafinha de essência natural
1 tigela com 8 ovos quebrados
1 fouet
1 tigela grande pra misturar tudo
1 peneira
2 espátulas (1 pro creme e 1 pro caramelo)
1 fôrma de alumínio
1 assadeira pra banho-maria
4 folhas de papel toalha
40 cm de papel alumínio
1 panela com água fervente (ou chaleira)
Barbante
1 fôrma q encaixe na panela de pressão
1 panela de pressão
1 faca pra soltar o ar do pudim já pronto
1 tigela p/ 2 xícaras de açúcar
1 tigela com 1 xícara de açúcar pro caramelo
Prato sobremesa e colher se a Helô for comer
PUDIM DE LEITE DE CAFÉ
1 fôrma média pro pudim já gelado
1 fôrma grande pro pudim da gravação
1 assadeira p/ banho maria
1 panela com água fervente (ou chaleira)
4 folhas de papel toalha
4 canecas ou ramequins
1 liquidificador pra bater tudo e mostrar espuma
1 tigela pra coar
1 peneira pra coar
1 espátula
1 tigelinha pra 2 colheres (sopa) de café em grão
1 tigelinha com ¼ de xícara de café pronto forte
1 garrafa com 1 Litro de leite
1 tigela média com 2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de café em grão
¼ de xícara de café pronto e bem forte
1 tigela com 8 ovos
1 prato médio pra desenformar o pudim médio gelado
1 prato pequeno pra desenformar 1 do ramequin ou da canela
Espátula pra servir
Colher pro individuais
Prato sobremesa e colher se a Helô for comer
Essências naturais
Helô faz na hora, só deixar na bancada:
1 garrafa de vodka
1 fava de baunilha linda
1 pratinho com pedaços de canela, cravo, anis-estrelado
1 limão siciliano, 1 limão tahiti, 1 laranja
¼ de xícara de café torrado em grão
1/3 de xícara de nozes
Outras coisas p/ separar
3 panos de prato pra Helô usar na hora
Toalha pro momento de mesa posta
1 camisa Helô
1 avental
1 faixa cabelo
1 luva