ESCALETA: JANTAR O QUÊ
EPISÓDIO 30
NIÇOISE DE RICA COM ATUM SELADO NO GERGELIM, BATATAS BOLINHA AO MURRO, OVO COZIDO, QUIABO E ALFACE GRELHADA, VINAGRETE DIJON
DIA DA SEMANA: SEXTA-FEIRA
-APRESENTAÇÃO DO PRATO (Jantar o quê?):
Larissa cumprimenta os espectadores. Depois, como se respondesse a pergunta, “jantar o quê?” ou “o que vou fazer para o jantar?” Larissa fala apresenta o prato que vai cozinhar no episódio: niçoise de rica com atum selado no gergelim, batatas bolinha ao murro, ovo cozido, quiabo e alface grelhada, vinagrete dijon.
Fala o que mais gosta no sabor desse prato, sobre como os diferentes ingredientes se equilibram, qual sabor é mais marcante, “explica” porque ela resolveu fazer aquela receita naquele dia. O objetivo dessa fala é sempre gerar uma expectativa no espectador para a receita que vai ser preparada no programa.
-APRESENTA OS INGREDIENTES:
-Larissa fala dos ingredientes que vão ser utilizados na receita. Caso seja viável e a direção faça esta opção narrativa, planos detalhes e letreiros acompanham cada ingrediente.
Larissa menciona, no início ou no final de cada receita, que a receita completa e modo de preparo também estão disponíveis no aplicativo e no site, basta acessar pelo QR code.
Ingredientes
–500g de lombo de atum super fresco
–50g de gergelim preto
–50g de gergelim branco
–500g de batata bolinha cozida com casca
–4 pés de mini alface Romana
–4 ovos cozidos (eu gosto dele mais mal passado, então cozinho por 5 minutos em água já fervente)
–Quiabos infinitos (pq quiabo nunca é demais)
para o Vinagrete Dijon
–(3 colheres de vinagre de arroz + 9 colheres de azeite extravirgem + 2 colheres de mostarda Dijon – bata tudo no pote)
–flor de sal
–pimenta preta
RENDIMENTO: 6 porções
-PREPARAÇÃO DO PRATO
Larissa realiza as diferentes etapas do preparo da receita, enquanto explica cada uma delas, para o espectador. Além de falar sobre as etapas, enquanto cozinha Larissa também pode falar sobre outros assuntos ligados ao prato, como história/características de um determinado ingrediente, história da receita, conexão dela com a receita, etc.
ETAPAS DA RECEITA
1 – Porcione o atum em dois toletes de pelo menos 4cm dedos de diâmetro. Tempere com sal e pimenta.
2 – Misture os dois gergelins e disponha em um prato raso. Passe os atuns na mistura pressionando bem para que os gergelins grudem na peça.
3 – Aqueça bem a frigideira com azeite e toste o atum por todos os lados, mas tem q ser rapidamente (tipo 50 segundos cada lado) para manter o miolo rosado
4 – Em paralelo, aqueça outra frigideira e toste os quiabos cortados ao meio no sentido do comprimento (com o lado da semente para baixo) até dourar. Coisa de 50 segundos também.
5 – Tosta as batatas ao murro.
6 – Monte a salada. Sobre uma tábua ou saladeira disponha as folhas limpas do alface.
Coloque os ovos cozidos cortados em 4 gomos no sentido do comprimento.
7 – Corte o atum em fatias de 2cm de espessura e coloque sobre as folhas. Acrescente as lâminas de quiabo. Sirva o molho a parte para manter a civilidade.
TÓPICOS PARA A FALA DA LARISSA
(A ordem é livre, pode ser alterada da forma como Larissa preferir. Os tópicos têm caráter de sugestão e suporte. Nem todos precisam necessariamente ser aproveitados na gravação)
-Conexão com o prato: onde ela provou pela primeira vez? Como ela aprendeu a cozinhar aquele prato?
-Explicar, para o povo brasileiro, o que é niçoise
-Muita gente está mais familiarizada com o sabor do atum da lata, do que o do peixe fresco. Dicas para escolher e preparar o atum. O que ela mais destaca do sabor desse peixe.
–Sobre o alface preparado na grelha. O que isto modifica no sabor dessa verdura, em relação a consumi-la crua, como é mais comum?
-Comentar a combinação de sabores: atum, quiabo e mostarda.
-A economia de preparar em casa, pratos que são a cara da riqueza, como a niçoise de rica.
JANTAR/DESPEDIDA
-Larissa prova a receita pronta, se deliciando com o que fez. Despede-se dos espectadores, da forma que preferir.