Nesta noite de terça-feira, 27, aconteceu na cidade de Albufeira, em Portugal, a Gala Michelin, evento que celebra a gastronomia portuguesa e divulga os ganhadores das tão sonhadas estrelas Michelin.
Após muita especulação e torcida, nenhum restaurante conquistou as tão sonhadas três estrelas. No entanto, quatro novos estabelecimentos apareceram na lista de uma estrela, enquanto um saltou para as duas estrelas.
Os restaurantes Two Monkeys (Lisboa, Vitor Matos e Francisco Quintas), Desarma (Funchal, Octávio Freitas), Ó Balcão (Santarém, Rodrigo Castelo) e Sála de João Sá (Lisboa, João Pedro Sá) comemoraram a conquista de suas primeiras estrelas. Já o Antiqvvm (Porto, Vítor Matos) foi a grande estrela da noite e conquistou de cara duas estrelas Michelin.
E os números são para serem celebrados: antes desta noite, Portugal tinha 36 restaurantes estrelados – 29 deles com 1 estrela e 7 com duas estrelas, em um total de 33 estrelas no País. Agora, a gastronomia de Portugal conta com 31 restaurantes com uma estrela e 8 com duas estrelas. 47 estrelas no total.