Jantar o quê?
com Larissa Januário
Semana 2
RECEITA 07
MACARRÃO COM LINGUIÇA E MASCARPONE CASEIRO
APRESENTAÇÃO:
Essa é massa é meu #tbt mais #tbt de todos os #tbt de comida italiana. Sério, olha a foto?! Morro de saudade e choro lágrimas de brodo por não estar em Bologna garrada nessa delícia.
Sem contar que né? Bologna. Maior cidade da Emilia-Romagna, região mais gastronômica da Itália (lá está a premiadíssima Osteria Francescana de @massimobottura). Não por acaso a cidade é chamada de LA GRASSA (a gorda). A cada, esquina uma impactante vitrine de comida, onde brilham capeletti, mortadelas, presuntos crus e gigantescas rodas de parmigiano reggiano. Inevitável a fantasia de abraçar uma delas e sair rolando mundo afora.
Porém, não estamos em Bologna e não podemos ir até o @gessetto_ristorante saborear essa delícia. Então vamos nos virar com o que temos e enganar a saudade.
Lá esse prato leva squacquerone. Um queijo fresco, cremoso, untuoso e levemente ácido que dá corpo ao molho. Não tem no BR.
Então minha sugestão número 1 é ir de mascarpone, que também não é facil de achar e nem barato. Mas para isso, temos recursos e vamos fazer essa bagaça em casa.
No mais, capricha na escolha da linguiça pq ela é o corpo de baile do preparo. Eu gosto de usar linguiça suína fresca, mas magra e artesanal. Porque a ideia é tirar a pele e refogar o recheio como se fosse carne moída até dourar. E se a linguiça é boa, nem carece de mais tempero. Só uma cebola e um generoso cálice de vinho branco seco para deglaçar. Depois entra com o queijo e temos.
RECEITA
Tempo de preparo: 40 min + 1 noite de descanso para o mascarpone caseiro
Rendimento: 4 porções
INGREDIENTES
Mascarpone caseiro
500 ml de creme de leite fresco
80ml de suco de limão ou 4 colheres (sopa)
Macarrão
400g de linguiça fresca com erva doce
250g de massa seca curta (Casarecce, Gemelli, Mafalda Corta)
1 colher de manteiga
pimenta-do reino a gosto
1 cebola picada em cubos bem pequenos
150ml de vinho branco seco
3 colheres de queijo mascarpone
PREPARO
Mascarpone caseiro
Coloque o creme numa panela e leve ao fogo baixo com cuidado para que não ferva.
Quando começar a levantar fervura, junte o suco de limão e mexa com delicadeza e deixe no fogo por mais 5 minutos. Ele vai engrossar um pouco.
Desligue e deixe descansar na panela por uns 30min. Como o teor de gordura pode variar de uma marca para outra, esse tempo é importante para que ele engrosse bem.
Depois, use um chinois (peneira de manta metálica fina) ou uma penira comum forrada com voal ou pano de algodão fino.
Coloque o creme para drenar na paneira e leve a geladeira por pelo menos 12 horas para escorrer todo o soro. Se passado esse tempo não tiver com a textura de mascarpone, pode deixar por mais tempo.
Armazene o mascarpone em pote hermético e mantenha na geladeira por no máximo 5 dias.
*Funciona também com nata. Para fazer com creme de lata (pelo menos 700g), leve a geladeira por 3h para separar o soro. Escorra, junte o limão e faça o mesmo processo de drenagem do creme fresco para escorrer por pelo menos 4 horas até ficar firme.
Macarrão
Enquanto prepara o molho, coloque uma caçarola funda de pelo menos 5l cheia de água para ferver.
Retire o recheio da linguiça da pele e leve a carne a uma frigideira com uma colher de manteiga.
Deixe a linguiça dourar e entre com a cebola e a pimenta preta.
Quando a cebola dourar e começar a pegar no fundo, coloque o vinho para deglaçar.
Deixe reduzir e o álcool evaporar e traga o mascarpone.
Mexa bem e deixe o queijo derreter e se integrar ao molho. Vai ficar bem consistente, mas não tem problema pois vamos usar a água do cozimento da massa para diluir.
Desligue e reserve quente.
Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem e tire um minuto antes do tempo indicado.
Transfira a massa para o molho e coloque duas conchas da água do cozimento, misture e deixe por um minuto no fogo para todos fazerem amizade.
Sirva imediatamente.