Jantar o quê?
com Larissa Januário
Semana 6
RECEITA 29
RECEITA
Tempo de preparo: 40 min
Rendimento: 4 porções
INGREDIENTES
Abóbora
1 mini abóbora pescoço
2 cebolas roxas
50ml de azeite de oliva
pimenta preta
folhas de sálvia
Coalhada seca
Mjadra
óleo de girassol
4 cebolas médias, cortadas em rodelas finas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
250g de lentilhas verdes demolhadas por pelo menos 8h
2 colheres de chá de sementes de cominho
1½ colheres de chá de sementes de coentros
200g de arroz basmati
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de chá de cúrcuma
1½ colher de chá de pimenta da Jamaica moída
1½ colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de açúcar
Sal e pimenta preta
Água quanto baste
2 dentes de alho
PREPARO
Mas antes de focarmos na lentilha. Vamos fortalecer o bonde da janta com uma bela abóbora assada.
Abóbora caramelizada
Em uma panela de ferro coloque azeite e 4 dentes de alho e sálvia. Traga a abóbora cortada na metade ou em quartos no sentido do comprimento e já temperada com sal e pimenta. Se as folhas de sálvia já estiverem crocantes, retire e reserve. Toste bem a abóbora, depois vire deixando a casca em contato com a panela e coloque um dedo de água, cubra com alumínio e leve para assar até ficar macia.
Mjadra
A minha Mjadra é uma versão acererê. Por isso, exige que você se planeje e deixe os grãos de molho na véspera. Esse passo vai permitir que você pule uma etapa da receita tradicional.
Em vez de cozinhar a lentilha separadamente, nós já vamos cozinhar todo mundo junto na mesma panela.
E obviamente que já vamos aproveitar a oportunidade pra agregar sabores bárbaros logo na largada.
Numa panela larga coloque azeite de oliva e o cominho e a semente de coentro maceradas. Toste por um minuto ou dois, ou até quando o cheiro maravilhoso invadir sua alma, traga o alho ralado e deixe refogar.
Assim que o cheiro ficar insuportável de bom, coloque mais azeite e traga as lentilhas demolhadas. Misture bem, e deixe que elas comecem a absorver o sabor e a cozinhar.
Aqui, você vai precisar de uma reserva boa de água fervente do seu lado para ir pingando e até que os grãos cheguem num ponto ao dente. O famosa pinga e frita.
Quando estiver chegado no ponto, deixe secar e adicione o arroz. Coloque mais um fio de azeite, depois traga a cúrcuma, pimenta da Jamaica, canela, açúcar, e cerca de meia colher de chá de sal, não esquece de caprichar na pimenta preta.
Mexa bem para cobrir o arroz com óleo mais perfumado que o cangote de Deus. Nesse ponto você vai cobrir com água fervente e deixar ferver. Depois abaixe o fogo, tampe e cozinhe em fogo muito baixo por 15 minutos ou até secar.
Cebola frita
Enquanto isso, faça a cebola frita. Aqueça o óleo de girassol em uma panela de fundo grosso de tamanho médio. Salpique a farinha sobre a cebola fatiada em rodelas de forma que ela cubra todas as rodelas. Quando o óleo estiver bem quente, adicione cuidadosamente um terço da cebola fatiada. Frite por cinco a sete minutos, mexendo ocasionalmente com uma escumadeira, até que a cebola adquira uma bela cor marrom-dourada e fique crocante. Transferir a cebola para uma peneira ou grade e polvilhe com sal. Repita com mais dois lotes de cebola.
Finalização
Retire do fogo, retire a tampa e cubra a panela com um pano de prato limpo. Feche bem com a tampa e reserve por 10 minutos. Por fim, despeje o arroz e as lentilhas em uma tigela grande. Adicione metade da cebola frita e mexa delicadamente com um garfo. Arrume em uma tigela rasa e cubra com o restante da cebola.