BAIÃO DE DOIS
NÍVEL DE DIFICULDADE: intermediário
RENDIMENTO: 2 porções
INGREDIENTES:
1 xícara e meia de feijão de corda (deixar de molho previamente por cerca de 4 horas para não amolecer muito)
1 litro de água
Meia xícara de cebolinha picada
1 pimenta de cheiro sem semente picada
1 xícara de coentro picado
Sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
200g de carne seca dessalgada cortada em cubinhos (deixar de molho por pelo menos 12 h na geladeira, trocar a água no mínimo 3 vezes)
Meia xícara de bacon picado
1 cebola roxa média picada
1 dente de alho picado
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 xícara e meia de arroz branco
200g de queijo coalho
MODO DE PREPARO:
- Lave bem a carne seca já em cubos e deixe escorrer toda a água. Cozinhe-a na panela de pressão com água por 15 minutos. Escorra, prove o sal e reserve.
- Em uma panela média, em fogo baixo, cozinhe o feijão de corda com a água e um fio de manteiga de garrafa. Quando estiver ficando quase pronto, mas ainda firme, ou “al dente”, adicione o sal, a cebolinha, a pimenta de cheiro e metade do coentro e cozinhe por mais uns 5 minutos. Reserve um pouco do caldo do feijão que será usado em seguida e mantenha o feijão em fogo bem baixo.
- Em uma frigideira grande, comece o refogado. Coloque a manteiga de garrafa e a carne seca e espere dourar. Depois, aos poucos, adicione o bacon, a cebola, o alho e os tomates e refogue em fogo baixo, sempre mexendo. Adicione o arroz e mexa mais um pouco.
- Na panela do feijão, junte a frigideira dos refogados e o arroz e cubra com o caldo, tampe a panela e espere cozinhar. Se precisar, vá colocando mais um pouco do caldo porque precisa ficar bem molhadinho. Quando o arroz estiver quase cozido, junte metade do queijo coalho em cubos e volte a tampar a panela, mas reserve algumas fatias para a decoração. Na hora de servir, grelhe as fatias de queijo coalho dos dois lados, monte os pratos e finalize com o queijo e muito coentro.