FRALDINHA DE FRIGIDEIRA COM ARROZ BIRO BIRO MOLHADO
RENDIMENTO: 8 porções
INGREDIENTES
Carne
-1 peça de fraldinha limpa de boa procedência (se a capa de gordura)
-Flor de sal ou sal grosso
-2 espetos de madeira ou de metal
-1 fio de azeite
Arroz Biro-Biro Molhado
-2 xícaras de chá de arroz branco previamente cozido ao dente
-1/2 xícara de chá de bacon picado
-4 ovos caipiras
-1 colher de sopa de manteiga
-1 colher de sopa de cebolinha verde
-1 xícara de chá de batata palha
-1 maço de salsa fresca
-Pimentas biquinho (daquelas que não ardem)
-1 cebola branca picadinha
-2 dentes de alho ralados
-sal e pimenta
MODO DE PREPARO
- Comece refogando o arroz no azeite com 1 dente inteiro de alho e 1 pimenta de cheiro. Desligue antes para ficar ao dente.
- Frite o bacon até dourar e reserve a parte sobre papel toalha. Na mesma panela, escorra o excesso de gordura, mas salve um pouco para refogar a cebola. Quando ela começar a murchar, traga o alho e a parte branca da cebolinha verde e os talos da salsinha. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar bem até levantar aroma. Traga o arroz, deixe que ele pegue gosto se misturando com essa galera.
- A parte faça os ovos mexidos cremosos pedaçudos. Reserve. Acrescente os ovos e mexa. Salpique o cheiro verde e coloque o arroz. Nesse momento já está pronto. Basta cobrir com batata palha e servir. Mas você pode variar como eu.
- Faça a carne. Retire com antecedência a carne da geladeira. A ideia é que ela não esteja geladíssima como sua cerveja na hora de ir pra panela. Ligue o forno bem quente. Enquanto isso prepare a carne. Acomode a peça bem apertada no espeto. Isso vai deixar ela mais alta e ajudar a manter a forma e preservar a textura e sucos.
- Leve uma frigideira ao fogo bem alto e deixe ficar bem quente. Se você tem um fogão potente pode colocar pouquíssimo azeite. Mas se seu fogão é mediano, coloque um pouco mais. O óleo ajuda a segurar o calor da panela quando você colocar a carne fria e assim vai a grelhar a carne e não cozinhar (se a carne soltar água ficará com gosto de cozida, não de grelhada).
- Quando dourar bem de um lado, vire e deixe fazer a crosta do outro (uns 7 minutos de cada lado bastam se o fogo for ótimo). Pronto, o objetivo foi atingido e a parte mais difícil foi superada. Você acaba de presenciar a reação de Maillard (a reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato reduzido, que dá sabor, odor e cor aos alimentos assados e grelhados). Nesse ponto você pode tirar o espeto.
- Mas a essa altura a fraldinha ainda está crua por isso leve-a ao forno que você ligou lá trás e deixe por no máximo 10 minutos para uma carne mal passada. Para uma peça ao ponto, deixe uns 13 minutos.
- Retire a carne do forno e deixe descansar por alguns minutos. Esse passo é EXTREMAMENTE importante. Quando a carne é exposta ao fogo os líquidos vão para a superfície. É essencial esperar esse tempinho para que eles retornem para o centro da peça e assim você tenha toda a suculência disponível e o boizinho não tenha sido abatido em vão.
- Finalize com flor de sal e sirva com os acompanhamentos.