KARE RAISU COM POTATO SARADA
Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 10 porções
INGREDIENTES
Mix de especiarias
2 colheres de sopa de sementes de coentro
2 colheres de sopa de sementes de cominho
1/2 colher de chá de cardamomo (opcional)
1 colher de chá de cravo
1 colher de chá de pimenta da jamaica
1 ½ colher de chá de pimenta do reino
3 colheres de sopa de cúcuma
3 colheres de chá de garam masala (curry)
1/2 colher de chá de pimenta chilli/caiena
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada ralada na hora
3 colheres de chá de cacau alcalino
cubo caseiro de tempero
100g de farinha de trigo
150g de manteiga sem sal
4 dentes de alho grandes
1 maçã descascadas e sem sementes
1 pimentão vermelho sem sementes
1 colher de sopa de gengibre descascado (50g)
1 cebola grande
6 colheres de sopa do mix de especiarias (se quiser usar só o mix caseiro pode cancelar a masala)
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de molho de ostra
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de extrato de tomate
Karê (Molho)
500g de panceta suína em cubos grandes
500g de lombo suíno grandes
2 cebolas grandes
1 cenoura grande
1 batata grande
2 dentes de alho
1 colher de sopa de gengibre ralado
50g de chocolate amargo (70% a 100%)
1 xícara de chá de caldo dashi/hondashi/legumes/galinha
Ervilha fresca congelada
Gohan
1 xícara de chá de arroz japonês
1 e ½ xícara de água
Potato sarada
3 batatas descascadas e cozidas em água bem salgada
1 cebola roxa em rodelas finíssimas
1 pepino japonês em rodelas finíssimas
4 ovos cozidos ao ponto (8min em água fervente)
1 colher de sopa de mostarda Dijon4 colheres de sopa de maionese caseira
1 colher de sopa de vinagre de arroz
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
pimenta do reino a gosto
Finalização
Ervilha fresca congelada (opcional)
50g de chocolate amargo (70% a 100%)
Cebolinha verde
MODO DE PREPARO
Mix de especiarias
- Comece fazendo sei mix de especiarias, ou garam masala Numa frigideira seca junte as especiarias em grãos: coentro, cominho, cardamomo, cravo, pimenta da jamaica, pimenta do reino e toste a seco até começar a soltar fumaça de leve. A ideia é liberar os aromas. Depois moa/triture estas especiarias até obter um pó. Junte a elas as especiarias em pó: cúcuma, garam massala (curry), pimenta caiena, gengibre em pó, canela em pó, noz-moscada e cacau alcalino.
- Se tiver preguiça ou dificuldade de encontrar, você pode aumentar a dose de garam massala que também atende pelo nome de curry no supermercado.
Cubo caseiro
- Para o corpo de baile bata no liquidificador o alho, a maçã , o pimentão vermelho, o gengibre e a cebola grande até obter uma pasta uniforme. Junte o sal, o açúcar, o shoyu, o molho inglês, o extrato de tomate e bata mais um pouco para homogeneizar e reservar.
- Numa panela, derreta a manteiga e deixe começar a caramelizar, junte a farinha de trigo e mexa bem até obter uma pasta morena. Esse é o roux escuro. Junte o mix de especiarias em pó. Caso não faça o mix, junte 6 colheres de garam masala ou curry. E mexa bem.
- Depois acrescente a mistura do liquidificador e mexa bem. Você deve obter uma pasta firme. Coloque numa fôrma ou assadeira forrada com filme para que fique num formato possível de cortar em cubos. Leve para gelar.
- Esse será o seu cubinho que servirá de base para temperar o seu karê. Pode ser congelada e usada para outros fins inclusive. Lembrando que além de temperar ela tem o dom de espessar, graças ao roux inicial. Bárbaro!
Karê
- Comece tostando os cubos de carne até que fiquem bem dourados.
- Traga uma das cebolas picada em cubinhos e deixe tostar também. Vá colocando água se necessário para fazer o pinga e frita. Quando dourar traga o alho e o gengibre ralado e deixe refogar também. Traga o caldo e uns 3 cubos caseiro.
- Deixe ferver por pelo menos 20min, quando a crane estiver cozida, mas ainda firme traga metade da cenoura e deixe cozinhar por 5min e traga metade da batata. Cortadas em cubos grandes ou estilo rangiri (técnica de corte japonesa (乱切り), que é um corte rotativo. Você gira o vegetal enquanto corta no ângulo de 45 graus.
- Deixe cozinhar por pelo menos 30min ou até que todo mundo comece a amaciar. Junte o restante dos vegetais e deixe cozinhar até que esteja al dente. Se quiser dá pra acelerar o cozimento na panela de pressão.
Gohan
- Enquanto o cozido acontece, vamos fazer um gohan e uma salada de batata.
- Para o arroz, lave os grãos com delicadeza em água corrente. Não esfregue.
lave até que a água saia translúcida. Deixe escorrer por uns 20 minutos numa peneira. - Leve o arroz à panela e cubra com a água fria. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Desligue e reserve por 10 min antes de servir.
Poteto Sarada
- Para a versão nipônica, cozinhe os ovos e as batatas descascadas. Enquanto isso, coloque um pouco de sal no pepino e na cebola fatiados e deixe marinar por alguns minutos.
- Amasse as batatas cozidas com um garfo, a ideia é obter um purê rústico e pedaçudinho. Reserve. Descasque os ovos e separe as gemas e reserve. Pique as claras cozidas em cubinhos e junte à batata amassada.
- cebola e pepino cortados bem fininhos e marinados no sal e no vinagre. Para depois serem drenados. Eu fiz isso com a cenoura tb. Mas há versões com ela cozida também.
- Faça um molho juntando com as gemas amassadas, a mostarda Dijon, a pimenta do reino, o açúcar, um xablau de vinagre de arroz e maionese. Misture bem e acerte o sal. Reserve gelada.
Finalização
- Volte ao karê que já deve estar cozido, junte as ervilhas frescas congeladas e deixe que cozinhem no calor residual. Acrescente o chocolate amargo para dar um toque final e mexa bem. Sirva o cozido acompanhado de gohan e potato sarada, decore com cebolinha verde.